O juiz federal de Umuarama, Jail Benites Azambuja, concedeu liminar obrigando a Brasil Telecom a reabrir a loja de atendimento aos clientes na cidade. O posto de atendimento ao público que a Telepar mantinha na agência regional, na avenida Brasil, foi desativado logo depois da privatização do serviço de telefonia no Estado. Todo o atendimento hoje é feito através de telefones 0800. Muitos usuários reclamam que não conseguem resolver os problemas por telefone e não têm como procurar a empresa pessoalmente.
O juiz acatou pedido do Ministério Público Federal, que ingressou com uma ação contra a Brasil Telecom sob o argumento de que os consumidores estão sendo prejudicados. Outro fato apontado é que a concessionária não tinha autorização da Agência Nacional de Telefonia (Anatel) para alterar o sistema de atendimento e fechar postos de serviços aos clientes.
Azambuja concedeu prazo de 10 dias para a Brasil Telecom abrir um posto de atendimento ao público no mesmo local ou próximo ao que foi fechado. A empresa pode ser multada em R$ 10 mil por dia se não cumprir a decisão. O prazo vence na próxima quinta-feira.
Leia mais:
Defesa Civil do Paraná alerta para risco de fortes tempestades de sábado até segunda
Matrículas da rede estadual do Paraná para 2025 encerram nesta sexta-feira
Motorista morre e passageiro se fere em capotamento em Pérola
Passageiro de van morre em colisão contra base de concreto em Engenheiro Beltrão
Nesta sexta-feira, a assessoria de imprensa da Brasil Telecom em Curitiba informou que a empresa não vai recorrer da decisão e montará um posto de atendimento na cidade dentro do prazo determinado pela Justiça Federal.