Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Sem licenciamento sanitário

Justiça determina interdição de abrigo para idosos no Paraná

Redação Bonde
04 out 2013 às 20:57

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O juízo de São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, deferiu nesta terça-feira, 1º de outubro, tutela antecipada em ação civil pública ajuizada pelo Ministério Público do Paraná (4ª Promotoria de São José dos Pinhais), determinando a interdição de uma casa de repouso para idosos do município.

De acordo com o documento, assinado pelo juiz Juan Daniel Pereira Sobreiro, a Associação Casa de Repouso Santa Ana está proibida de admitir ou abrigar novas pessoas, independente da idade. A instituição deve, também, "desacolher e encaminhar os idosos e demais abrigados com idade inferior a 60 anos aos seus familiares, responsáveis legais ou entidades de acolhimento em situação regular", no prazo máximo de 120 dias. Em caso de descumprimento, a pena prevista é de multa diária no valor de R$ 100 para cada requerido.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Em 2011, o Conselho Municipal dos Direitos do Idoso, através de ofício enviado à Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais, relatou ao MP-PR a dificuldade enfrentada pelo Conselho em conseguir relatório detalhado das inspeções realizadas pela Vigilância Sanitária nas casas de repouso do município. A Secretaria de Saúde, então, encaminhou informações sobre as casas asilares, e constatou-se que a Associação Casa de Repouso Santa Ana não possuía licenciamento sanitário. Além disso, segundo documento enviado pela Secretaria de Assistência Social, a casa abrigava quatro pessoas com menos de 60 anos, o que infringe regulamento da ANVISA para Instituições de Longa Permanência para Idosos.

Leia mais:

Imagem de destaque
Grandes volumes de chuva

Defesa Civil do Paraná alerta para risco de fortes tempestades de sábado até segunda

Imagem de destaque
Última chance

Matrículas da rede estadual do Paraná para 2025 encerram nesta sexta-feira

Imagem de destaque
Noroeste

Motorista morre e passageiro se fere em capotamento em Pérola

Imagem de destaque
Cinco feridos

Passageiro de van morre em colisão contra base de concreto em Engenheiro Beltrão


Também foram constatadas outras irregularidades na instituição, como condições físicas e estruturais irregulares, e entre 2011 e 2012, a Secretaria Municipal de Promoção Social recebeu 12 denúncias contra o abrigo.

Publicidade


Na ação civil pública pedindo a interdição do local, o promotor de Justiça Willian Lira de Souza sustenta que a entidade não atende aos objetivos a que se propôs e que não demonstra esforço para sanar as irregularidades apresentadas, mesmo após inúmeras tentativas de se promover adequação das condições estruturais do estabelecimento e do atendimento ofertado aos idosos.


Ainda com base no que se refere a ação, a Justiça determinou que o Município de São José dos Pinhais apresente plano anual de fiscalização e interdição das entidades de acolhimento de idosos na cidade, visto que, mesmo diante das irregularidades detectadas, ressalta o juiz, as secretarias de Saúde e Assistência Social não adotaram medida concreta para cessar o problema, "negligenciando o exercício do poder de polícia que se assegura a Lei".

"O Estatuto do Idoso (Lei 10.741/2003) completou, nesta semana, 10 anos de sua promulgação, ainda com o grande desafio, entre muitos outros, de dar cumprimento ao princípio do direito à convivência familiar e à regularidade das instituições que abrigam idosos. Ainda há muitos abrigos que estão fora do que prevê a lei, e que merecem a atenção do Poder Público e do Ministério Público", explicou o promotor de Justiça Willian Lira de Souza.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo