Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Problemas de higiene

Justiça interdita abatedouro no Norte Pioneiro

Redação Bonde com MP-PR
23 set 2015 às 15:01

Compartilhar notícia

- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O Juízo de Direito de Ribeirão do Pinhal, atendendo pedido da Promotoria de Justiça daquela Comarca, determinou a interdição do Abatedouro Municipal de Abatiá, no Norte Pioneiro.

Desde 2010, as atividades do abatedouro vêm sendo investigadas. Diante dos problemas constatados, a promotoria de Justiça buscou diversas vezes resolver o problema, inclusive firmando um termo de ajustamento de conduta com o município. Como os problemas não foram resolvidos, o MP ajuizou ação civil pública requerendo a interdição do local.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Conforme documentado na ação, foram constatadas diversas irregularidades de ordem sanitária, estrutural e higiênica no abatedouro, como a presença de ralos sem fechamento adequado, botijões de gás e cães no local, bem como a ausência de controle de tratamento de água, de materiais de limpeza adequados, de telas, de local adequado para depósito de resíduos não aproveitáveis, entre outras. A decisão judicial considerou que "os produtos alimentícios oriundos do abatedouro não são próprios para consumo".

Leia mais:

Imagem de destaque
Grandes volumes de chuva

Defesa Civil do Paraná alerta para risco de fortes tempestades de sábado até segunda

Imagem de destaque
Última chance

Matrículas da rede estadual do Paraná para 2025 encerram nesta sexta-feira

Imagem de destaque
Noroeste

Motorista morre e passageiro se fere em capotamento em Pérola

Imagem de destaque
Cinco feridos

Passageiro de van morre em colisão contra base de concreto em Engenheiro Beltrão


Além disso, o Abatedouro Municipal nunca obteve licença ambiental. De acordo a decisão, "ao que os documentos indicam, o local é eivado de diversas irregularidades ambientais, tais como ausência de setor próprio para insensibilização de bovinos e suínos; ausência de dosador de cloro automático; ausência de licença de operação do IAP; ausência de programa de prevenção de riscos ambientais; ausência de sistema de esgotamento de águas residuais e efluentes com sifonamento; ausência de área de vômitos de bovinos e canaleta de sangria de bovinos etc.".

Em caso de descumprimento da ordem judicial, os responsáveis pelo abatedouro – que é de propriedade do município, mas tem suas atividades terceirizadas por uma associação de produtores agropecuários –, estarão sujeitos ao pagamento de multa diária de R$ 1.000,00.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo