Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Pedido do Ministério Público

Justiça interdita carceragens de distritos policiais do Paraná

Redação Bonde com MP-PR
26 nov 2015 às 16:35

Compartilhar notícia

- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Em resposta a ação civil pública ajuizada pela 6ª Promotoria de Justiça Criminal da Região Metropolitana de Curitiba, a 5ª Vara da Fazenda Pública determinou, em caráter liminar, a interdição das carceragens do primeiro e do sétimo distritos policiais da capital, sob pena de pagamento de multa diária de R$ 5 mil. A Justiça também proibiu a inserção de novos presos nas carceragens e determinou a remoção de todos os detentos em até 30 dias.

Conforme revelaram as inspeções, as celas não oferecem condições mínimas de salubridade e higiene aos detentos, não havendo sequer locais para banho e para que os presos possam fazer suas necessidades fisiológicas. A superlotação também é um problema, já que nos dois distritos policiais o número de reclusos é cinco vezes maior que a capacidade das carceragens.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade


A Promotoria destaca ainda que os locais não contam com iluminação solar ou ventilação adequada, apresentando temperaturas insuportáveis e alto nível de umidade. Além disso, em virtude do espaço físico insuficiente, não há como os detentos utilizarem colchões, o que os obriga a permanecerem em redes de tecido suspensas, pela impossibilidade de todos se deitarem no chão ao mesmo tempo.

Leia mais:

Imagem de destaque
Grandes volumes de chuva

Defesa Civil do Paraná alerta para risco de fortes tempestades de sábado até segunda

Imagem de destaque
Última chance

Matrículas da rede estadual do Paraná para 2025 encerram nesta sexta-feira

Imagem de destaque
Noroeste

Motorista morre e passageiro se fere em capotamento em Pérola

Imagem de destaque
Cinco feridos

Passageiro de van morre em colisão contra base de concreto em Engenheiro Beltrão

Na decisão da Justiça, foram intimados para o cumprimento das determinações os delegados de polícia responsáveis pelas unidades interditadas, o delegado-geral da Polícia Civil do Paraná e o secretário estadual de Segurança Pública e Administração Penitenciária.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo