Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Lerner acata sugestão de Serra para baixar ICMS de remédio

Redação - Folha do Paraná
02 fev 2001 às 19:16

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O governador Jaime Lerner atendeu ao pedido do ministro da Saúde José Serra para reduzir o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) dos medicamentos para doenças crônicas no Estado. Com o acordo, cai de 18% para 12% o ICMS dos medicamentos de uso prolongado.

A solicitação foi feita durante inauguração do Biobanco e do Banco de Cordão Umbilical do Hospital das Clínicas da Universidade Federal do Paraná (HC - UFPR) e beneficia principalmente os portadores de diabetes, hipertensão e doenças cardíacas. A medida entra em vigor em abril.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O ministro prevê redução de cerca de 16% no preço dos remédios. Segundo Serra, o objetivo da medida é justamente reduzir o preço destes medicamentos em todo o País. A solicitação vem sendo feita desde dezembro para os governadores e o Paraná é um dos primeiros Estados a adotar a medida.

Leia mais:

Imagem de destaque
Grandes volumes de chuva

Defesa Civil do Paraná alerta para risco de fortes tempestades de sábado até segunda

Imagem de destaque
Última chance

Matrículas da rede estadual do Paraná para 2025 encerram nesta sexta-feira

Imagem de destaque
Noroeste

Motorista morre e passageiro se fere em capotamento em Pérola

Imagem de destaque
Cinco feridos

Passageiro de van morre em colisão contra base de concreto em Engenheiro Beltrão


Lerner não soube explicar como a redução será colocada em prática no Estado, mas disse que é uma solução conjunta para reduzir partes dos tributos do Paraná. Até o final da tarde, nenhuma informação tinha sido repassada para a Secretaria da Fazenda, mas a assessoria informou que vai estudar, a aprtir da próxima semana, o impacto que a redução do ICMS sobre os medicamentos de uso prolongado vai representar nas finanças do Estado.

A sugestão de baixar os preços dos remédios vêm sendo discutida pela indústria farmacêutica e o governo federal há quatro meses. As indústrias arcam com 44% dos impostos, as farmácias com 21% e os distribuidores com 10%.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo