Um macaco bugio foi capturado na quinta-feira (28) no bairro Uberaba, em Curitiba, após três dias andando por algumas árvores e terrenos da região, que fica próxima a um local de mata. O animal estava exausto e hostil, segundo o Batalhão de Polícia Militar Ambiental (Força Verde), e foi encaminhado para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), em Tijucas do Sul.
O aparecimento do macaco em um terreno do Uberaba movimentou moradores da região que, segundo o tenente Marcos Cesar Paluch, do Batalhão de Policia Militar Ambiental, pediam pela captura do animal. "Ele acabou estressado e agitado depois de quatro dias e foi pego após cair de uma árvore. Depois disso, foi levado para tratamento no Cetas".
Na terça-feira (25), uma moradora da região do Uberaba pediu para que a Força Verde viesse até o terreno resgatar o animal. "Informamos que não fazemos captura nessas condições porque ele está perto do habitat natural. Só fazemos a captura quando ele está em situação de perigo ou oferece perigo". A moradora foi orientada e informada, segundo o tenente, que não poderia alimentar o animal.
Leia mais:
Do CEEBJA à universidade: idosos de Londrina comemoram vaga no ensino superior
Defesa Civil do Paraná alerta para risco de fortes tempestades de sábado até segunda
Matrículas da rede estadual do Paraná para 2025 encerram nesta sexta-feira
Motorista morre e passageiro se fere em capotamento em Pérola
Porém, Paluch explica que por causa da modernização e de a notícia ter se espalhado pelas redes sociais da internet, muitos moradores, curiosos com a situação, foram até o local e começaram a "cercar" o macaco. Com isso, os policiais decidiram tentar a captura do macaco, que, acuado, fugiu. "Esse cerco feito por moradores deixa o animal nervoso", explica.
Ele reapareceu na quarta-feira (27), mais perto da mata, ainda no Uberaba. Segundo o tenente, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) fazia o monitoramento do animal. Na quinta-feira (28), durante a tarde, por causa do cansaço do macaco, que já estava exausto e hostil, segundo o policial, o bugio caiu de uma árvore e foi capturado com o uso de uma rede pelos policiais.
"É importante que as pessoas saibam que quando encontrarem um animal destes não devem acuá-lo. Abram uma porta, um portão, ou janela, para que ele saia. Com o avanço da urbanização, é cada vez mais comum esses animais se aproximarem das casas", alerta o tenente.