Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Empresas de Londrina

Maioria não cumpre lei para pessoas com deficiências

NCPML
21 ago 2007 às 17:27

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O Ministério Público e a Delegacia Regional do Trabalho (DRT) de Londrina estão notificando os empregadores da cidade que descumprem a lei federal nº 8213/91, que prevê cota mínima de postos de trabalho destinados a pessoas com deficiência. A regra vale para empresas que tenham 100 ou mais funcionários. Conforme levantamento realizado pela DRT de Londrina, 107 empresas londrinenses se encaixam nesse perfil, sendo que apenas 30 cumprem a legislação.

De acordo com Roberto Gonçalves, gerente da Agência do Trabalhador do Sistema Nacional de Empregos (Sine) de Londrina, a lei prevê que o número de vagas destinadas a pessoas com deficiência varie de acordo com o número de funcionários empregados. "Se a empresa mantém 100 ou mais postos de trabalho, 2% deve ser preenchido por pessoas com deficiência; se empregar mais de 1.000 pessoas, a cota mínima passa para 5% do total", explicou.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O relatório expedido pela DRT de Londrina mostra que as 30 empresas que estão cumprindo a lei empregam, no total, 635 pessoas com deficiência. Se todas as 107 estivessem de acordo com a exigência, esse número subiria para 890. "É importante que os empregadores atentem não só para a obrigatoriedade da destinação das vagas, mas também ao caráter social envolvido. Cumprir a lei é oportunizar que as pessoas com deficiência sejam incluídas no mercado de trabalho", comentou Roberto Gonçalves.

Leia mais:

Imagem de destaque
Trilha segue aberta

Cataratas do Iguaçu têm vazão de sete milhões de litros de água por segundo

Imagem de destaque
16 mandados de prisão

Polícia Civil deflagra operação contra tráfico de drogas no Noroeste do Paraná

Imagem de destaque
Já foi acusado de corrupção

Ademar Traiano antecipa votação e é eleito presidente da CCJ da Alep

Imagem de destaque
Devido às fortes chuvas

Trechos de rodovias do Noroeste do Paraná estão totalmente bloqueados


As 30 empresas cumpridoras da lei em Londrina são as Casas Pernambucanas; Basemetal; Casa Viscardi; Companhia de Bebidas das Américas; Cipasa; Colégio Marista; Companhia Nacional de Call Center; Catuaí Shopping Center; Condor Supercenter; Dixie Toga; Itap Bemis de Londrina; Bratac; FMM Engenharia; Folha de Londrina; Grupo Educacional Universitário; Hayonik; Colégio Adventista; Marajó Bela Via Automóveis; Multiplastic; Prossegur Brasil; Schiavon; Sertcon; Sonhart; Unimed; Viação Ouro Branco; Visatec; Ztec; Texsul e Clarear. Entre essas empresas algumas têm sede em Cambé.

O gerente do Sine lembrou que o Ministério Público e a DRT de Londrina devem notificar todas as outras 77 empresas que ainda não cumprem a lei federal, a fim de que a situação delas seja regularizada. "Com a medida, acreditamos que as outras companhias também se adequem rapidamente, uma vez que os empregadores estão recebendo bem a exigência e procurando cumprir as determinações da lei".


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo