Neste sábado mais uma cidade do Paraná foi incluída no rodízio de abastecimento de água. O município de Medianeira (58 km ao norte de Foz do Iguaçu) foi dividido em quatro setores e cada um ficará sem água por 24 horas.
Apenas as escolas públicas, creches, postos de saúde e hospitais terão água garantida pela Sanepar com caminhões-pipa. Segundo o Instituto Meteorológico Simepar, o mês de julho teve chuva abaixo do esperado e agosto é o mais seco de todos.
Na segunda-feira, a Sanepar vai divulgar um balanço de quanto a população está economizando de água e quais as projeções de racionamento. Diante de um cenário preocupante, a Sanepar lembra que ''é necessário economizar água todo o dia, porque ainda não há previsão de chuva que ajude a recompor os mananciais'', segundo nota divulgada pelo órgão.
Leia mais:
Do CEEBJA à universidade: idosos de Londrina comemoram vaga no ensino superior
Defesa Civil do Paraná alerta para risco de fortes tempestades de sábado até segunda
Matrículas da rede estadual do Paraná para 2025 encerram nesta sexta-feira
Motorista morre e passageiro se fere em capotamento em Pérola
Outras cidades estão em alerta e podem ser incluídas no rodízio de abastecimento. Considerando o nível do manancial e do consumo, a população de Pato Branco ainda permanece com o fornecimento normal de água por 30 dias. Já os muncípios de Saudade do Iguaçu, Chopinzinho, Coronel Vivida, Clevelândia e Palmas, todos na região sudoeste do Estado, ficam fora do racionamento por mais 15 dias, caso não ocorram chuvas significativas.
A Sanepar também informou que o distrito de Rio do Salto, de Cascavel, teve o abastecimento por carros-pipa suspensos há 15 dias, depois que o órgão construiu um poço na localidade. Londrina, por enquanto, está livre do racionamento de água.
De acordo com o Simepar, não há previsão de chuvas para os próximos dias. Na terça-feira, a progressão de uma frente fria vai trazer chuvas isoladas para as regiões Oeste e Sudoeste. Caso haja um incremento de umidade na atmofesra, que se encontra muito seca, também haverá situação de chuvas no Norte do Paraná, de quarta para quinta-feira.
''Existia uma expectativa de chuvas mal distribuídas para o inverno, deste ano. Conjugando isto a chuvas abaixo da média temos o quadro que se vê de temperaturas elevadas e forte estiagem'', explica meteorologista do Simepar, Fernando Mendonça.
As regiões Norte e Oeste registram temperaturas na casa dos 30 graus, enquanto que na Região Metropolitana de Curitiba, variam entre 27 e 29 graus. A umidade relativa do ar fica em média 40% no Estado.