A Secretaria de Saúde de Maringá 212 oxímetros e termômetros aos pacientes com sintomas leves e moderados de covid-19. Os aparelhos são entregues nas UPAs Quebec e Zona Sul e são usados no acompanhamento da saturação de oxigênio no sangue e dos batimentos cardíacos.
"Apenas pacientes com diagnóstico de Covid-19 recebem os aparelhos. Ao perceber alteração na saturação de oxigênio no sangue, o usuário retorna à unidade de saúde para receber o tratamento mais adequado”, afirma o secretário de Saúde, Marcelo Puzzi.
Ao perceber a alteração, o paciente precisa voltar a UPA em que foi atendido e fazer novos exames. "Temos uma equipe que monitora os pacientes a cada 48 horas, avaliando a saturação sanguínea, sintomas gerais e como estão evoluindo”, diz o secretário.
Leia mais:
Do CEEBJA à universidade: idosos de Londrina comemoram vaga no ensino superior
Defesa Civil do Paraná alerta para risco de fortes tempestades de sábado até segunda
Matrículas da rede estadual do Paraná para 2025 encerram nesta sexta-feira
Motorista morre e passageiro se fere em capotamento em Pérola
Maria Ivonete é uma das pacientes que recebeu o oxímetro pela UBS Quebec. "Eu estava muito mal e, após testar positivo, precisei ficar em isolamento por dez dias, monitorando meu estado de saúde. O médico informou que eu precisava prestar atenção em meus batimentos cardíacos e que se a medição ficasse abaixo de 92, precisaria voltar para novos exames”, conta. Ela acrescenta que viveu momento de apreensão durante o monitoramento, mas que ficou feliz ao fazer a medição e o aparelho indicar 98.
Os aparelhos foram doados pela Associação Comercial e Empresarial (ACIM), por meio da ACIM Mulher, Sociedade Médica de Maringá e empresas locais.