A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Paraná e o Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (INPEV) assinam nesta quinta, no Palácio Iguaçu, convênio visando a continuidade da parceria entre os dois órgãos visando o recolhimento de embalagens vazias de agrotóxicos.
O Paraná é o terceiro estado no país em consumo de agrotóxico e o segundo em recolhimento de embalagens. A Secretaria do Meio Ambiente é responsável pelo controle da devolução das embalagens, fiscalização dos agricultores e centrais de recebimento, licenciamento ambiental das centrais e treinamento dos técnicos que recebem as embalagens.
Segundo dados fornecidos pelo INPEV e Ministério da Agricultura, no ano passado foram recolhidas 7 mil toneladas de embalagens de agrotóxicos em todo país. Em 2003 foram recolhidas 54% das embalagens comercializadas, sendo que a meta para este ano é de 75%.
Leia mais:
Do CEEBJA à universidade: idosos de Londrina comemoram vaga no ensino superior
Defesa Civil do Paraná alerta para risco de fortes tempestades de sábado até segunda
Matrículas da rede estadual do Paraná para 2025 encerram nesta sexta-feira
Motorista morre e passageiro se fere em capotamento em Pérola
Somente nos dois primeiros meses de 2004 o Paraná recolheu 23% do total de embalagens vazias que foram comercializadas, aumentando o seu número de recolhimento em 858,9% (passou de 209,8 toneladas recolhidas, em 2002, para 2.012, em 2003.
ABr