Moradores de áreas próximas ao rio Barigüi pretendem queimar pneus e interromper o trânsito a partir das 18 horas desta segunda-feira, nos bairros Fazendinha e Cidade Industrial (CIC), em Curitiba.
Eles protestam para pedir a dragagem do leito do rio, que está obstruído em alguns pontos, o que tem causado diversas enchentes nos últimos anos. A última delas foi no mês de abril.
A manifestação é promovida por associações de moradores da região. Se não conseguirem alguma resposta da administração municipal, eles cogitam fazer uma marcha até a sede da prefeitura, no Centro Cívico.
Leia mais:
Do CEEBJA à universidade: idosos de Londrina comemoram vaga no ensino superior
Defesa Civil do Paraná alerta para risco de fortes tempestades de sábado até segunda
Matrículas da rede estadual do Paraná para 2025 encerram nesta sexta-feira
Motorista morre e passageiro se fere em capotamento em Pérola
Cerca de 10 mil famílias vivem nas regiões diretamente atingidas pelo transbordamento do rio, e casas que ficam a até 500 metros das margens sofrem risco permanente de inundações.
Mais de 9 mil assinaturas haviam sido coletadas em um abaixo-assinado, mas os moradores dizem que não conseguiram marcar uma audiência com o prefeito Cassio Taniguchi.
Eles reclamam que, no final do mês passado, a Câmara Municipal rejeitou uma emenda que pretendia incluir a obra de desobstrução do rio na lei de diretrizes para o orçamento municipal de 2004.
Os moradores vão se concentrar, a partir das 17 horas, em quatro pontos diferentes do rio, entre eles as esquinas das ruas Cid Campelo com João Bettega, e Algacyr Munhoz Mader com Artur Martins Franco.