As últimas horas têm sido de transtornos para a população de Jataizinho, na RML (Região Metropolitana de Londrina). Sem água desde as primeiras horas desta quarta-feira (15) devido ao rompimento do reservatório principal do Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto), a cidade, que tem 12.687 habitantes, começou a ser atendida durante a tarde por caminhões-pipa, conforme informado pelo coordenador da Defesa Civil municipal, Rodolfo Brandão.
A ajuda tem sido enviada pelos municípios de Ibiporã, Assaí, São Sebastião da Amoreira e Santa Cecília do Pavão. “A gente já está trabalhando em ações de pronta resposta. Vamos continuar abastecendo a população via caminhão-pipa até que a gente consiga reestabelecer previamente o fornecimento de água.”
Em nota à imprensa, a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (COMDEC) de Jataizinho, informa que o rompimento do reservatório afetou quatro residências que tiveram colapso de suas estruturas, além de outras que tiveram prejuízos menores. Houve prejuízos também com dois veículos. Ainda segundo a COMDEC, a enxurrada durou aproximadamente 2 minutos, desalojando três famílias, totalizando 12 pessoas.
Leia mais:
Pesquisadora da UEM transforma fibra da macaúba em embalagem biodegradável
Procon-PR promove mutirão Renegocia na próxima semana para negociação de dívidas
Cataratas do Iguaçu têm vazão de sete milhões de litros de água por segundo
Polícia Civil deflagra operação contra tráfico de drogas no Noroeste do Paraná
"No período da manhã equipes da COMDEC de Jataizinho, acompanhado de engenheiro ambiental e civil, realizaram vistoria prévia para a liberação dos imóveis, bem como de parte da estrutura do reservatório de água da cidade. também houve a comunicação oficial à Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (CECED), a qual fará avaliação para possível auxílio."
Racionamento
Segundo o prefeito de Jataizinho, Vilsinho Quirino (PDT), o abastecimento está previsto para ser retomado nesta quinta-feira (16). “Se não tiver imprevisto”, ponderou ele.
De acordo com Quirino, a Saae começou a atuar no problema logo após o ocorrido, mas acabou enfrentando dificuldades por conta da falta de itens, como peças para serem encontrados de imediato. “A gente frisa a importância de o pessoal racionar a água”, acrescentou o coordenador da Defesa Civil.
Famílias realocadas
Brandão disse ainda que o município está se articulando para subsidiar a locação de casas para as três famílias que tiveram suas residências danificadas pela enxurrada e receberão o aluguel social em breve. Segundo ele, atualmente essas pessoas se encontram acolhidas por parentes na cidade.
O município também colocou dois telefones à disposição da população para dar orientações quanto ao fornecimento de água. Os números são o 3259-1456 e o 3259-1250.
Aulas suspensas
Escolas da rede municipal de educação estarão com as aulas suspensas. Já as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e o Pronto Atendimento Municipal (PAM) funcionarão normalmente.
A COMDEC de Jataizinho, segue em constante trabalho para a prevenção, mitigação, preparação, resposta e recuperação das áreas afetadas da cidade.