Projeto de lei protocolado nesta quarta-feira (16) na Câmara Municipal determina a implantação da faixa horizontal (ou "de espera") para motocicletas nos semáforos de Curitiba. A área exclusiva ficaria entre a faixa de pedestres e o limite para a parada dos automóveis. A proposição tramitará no segundo semestre e passará pelas comissões temáticas antes de ser votada em plenário.
"Motocicletas, além de muito econômicas, são ágeis, fáceis de conduzir e de estacionar e ainda nos proporcionam muito prazer e sensação de liberdade. Porém, devem ser utilizadas com responsabilidade e, principalmente, segurança", diz a justificativa do projeto. O texto alerta para as estatísticas de acidentes envolvendo esse meio de transporte e defende que a faixa de espera permitiria a partida antes dos carros, "diminuindo o conflito no momento da largada, no verde do semáforo".
"Esta sinalização já vem sendo usada com êxito em cidades espanholas como Barcelona e Madri. A autoridade de trânsito em Barcelona, onde as motos são 29% da frota, avalia que a área de espera exclusiva diminui em 90% o risco de acidentes nos cruzamentos", completa a justificativa. O projeto de lei também argumenta que a iniciativa diminuiria o desrespeito à faixa de pedestres.
Leia mais:
Do CEEBJA à universidade: idosos de Londrina comemoram vaga no ensino superior
Defesa Civil do Paraná alerta para risco de fortes tempestades de sábado até segunda
Matrículas da rede estadual do Paraná para 2025 encerram nesta sexta-feira
Motorista morre e passageiro se fere em capotamento em Pérola
Período eleitoral
Durante o período eleitoral, a Câmara de Curitiba não divulgará os autores das peças legislativas nas matérias de requerimentos e projetos. A instituição faz isso em atendimento às regras eleitorais deste ano, pois 37% dos vereadores são candidatos a outros cargos. Para que a comunicação pública do órgão não promova o desequilíbrio do pleito, a autoria ficará restrita ao SPL (Sistema de Proposições Legislativas).