A Promotoria de Justiça em Piraí do Sul (região centro-leste do Paraná) abriu inquérito civil público nesta quinta-feira (30/08) para investigar o aumento nos salários dos vereadores do município, aprovado pelos próprios parlamentares em primeira votação no último dia 21.
O inquérito, sob a responsabilidade da promotora de Justiça Vanessa Tooporovicz Beltrão Lacerda, tem como objetivo apurar eventual ilegalidade na violação dos princípios constitucionais com a aprovação de reajuste de 38% nos subsídios dos parlamentares, o que eleva o valor de R$ 4,2 mil para R$ 5,8 mil.
A Promotoria requer, da Câmara de Vereadores de Piraí do Sul, informações detalhadas sobre a justificativa para esse percentual de reajuste. O MP-PR pretende esclarecer se foi respeitado o regimento interno da Casa durante a votação do aumento e se a proposta de reajuste foi divulgada com antecedência à população.
Leia mais:
Do CEEBJA à universidade: idosos de Londrina comemoram vaga no ensino superior
Defesa Civil do Paraná alerta para risco de fortes tempestades de sábado até segunda
Matrículas da rede estadual do Paraná para 2025 encerram nesta sexta-feira
Motorista morre e passageiro se fere em capotamento em Pérola
A promotora de Justiça também já solicitou cópia do processo legislativo referente à fixação de subsídios dos agentes políticos para a legislatura do próximo ano e ainda a relação dos vereadores candidatos à reeleição.