Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Após atuações criminosas

MP recomenda cautela nas doações via telemarketing

Redação Bonde com MP Paraná
05 mar 2010 às 19:40

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça das Fundações e do Terceiro Setor, do Ministério Público do Paraná, alerta para que as pessoas tenham especial cautela diante de pedidos de doações a entidades assistenciais e filantrópicas feitos via telemarketing, tendo em vista notícias da atuação criminosa de algumas entidades e pessoas, que se utilizam da boa-fé dos doadores, apropriando-se dos recursos arrecadados, em benefício próprio.

Recentemente, em Maringá, por exemplo, policiais do Núcleo de Repressão a Crimes Econômicos (Nurce) desarticularam uma falsa entidade filantrópica que atuava desde 2006 na região, utilizando o CNPJ de uma oficina mecânica.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade


O Centro de Apoio orienta que, antes de fazer a doação, os interessados em colaborar procurem conhecer a entidade e verificar se ela realmente existe e funciona, e se o trabalho corresponde à finalidade para a qual foi criada.

Leia mais:

Imagem de destaque
Grandes volumes de chuva

Defesa Civil do Paraná alerta para risco de fortes tempestades de sábado até segunda

Imagem de destaque
Última chance

Matrículas da rede estadual do Paraná para 2025 encerram nesta sexta-feira

Imagem de destaque
Noroeste

Motorista morre e passageiro se fere em capotamento em Pérola

Imagem de destaque
Cinco feridos

Passageiro de van morre em colisão contra base de concreto em Engenheiro Beltrão

Outra dica é verificar se a entidade está inscrita nos conselhos estaduais e municipais de políticas públicas, como conselhos da Criança e do Adolescente, de Assistência Social, de Saúde, do Idoso, da Pessoa Portadora de Deficiência, entre outros. "Esse cadastramento não é obrigatório, mas dá alguma segurança em relação à idoneidade dessas instituições", afirma a coordenadora do CAOP, Isabel Cláudia Guerreiro. "A doação material ou de dinheiro é um exercício de solidariedade, e há entidades sérias que atuam em políticas sociais, mas é salutar que essas doações sejam direcionadas a instituições idôneas".


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo