Os municípios da região Sul são os que mais oferecem incentivos para atrair investimentos econômicos e gerar empregos. De acordo com a Pesquisa de Informações Básicas Municipais (MUNIC) 2001, divulgada hoje pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), estes mecanismos estão presentes em 56,4% dos 5.560 municípios brasileiros e em 93,5% dos municípios com mais de 500 mil habitantes.
Mas na região Sul, 78,7% dos municípios oferecem incentivos a investimentos, sejam eles fiscais, como isenção ou redução de IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) ou ISS (Imposto sobre Serviços), e não-fiscais, como doações de terras, distritos industriais e fornecimento de infra-estrutura.
No outro extremo encontra-se o Nordeste, onde apenas 39,7% dos municípios dispõem de incentivos às atividades econômicas. A pesquisa constata a desigualdade entre os pequenos e grandes municípios na região, pois enquanto apenas 18,3% dos municípios com até 5 mil habitantes oferecem incentivos, o percentual é de 81,6% entre aqueles com mais de 500 mil habitantes.
Leia mais:
Do CEEBJA à universidade: idosos de Londrina comemoram vaga no ensino superior
Defesa Civil do Paraná alerta para risco de fortes tempestades de sábado até segunda
Matrículas da rede estadual do Paraná para 2025 encerram nesta sexta-feira
Motorista morre e passageiro se fere em capotamento em Pérola
Fonte: Agência Brasil (ABr)