Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Municípios estão trocando mercúrio por vapor de sódio

Maigue Gueths - Folha do Paraná
29 mai 2001 às 11:22

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Pelo menos três municípios do Paraná - Curitiba, Cascavel e Pato Branco - aderiram ao Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel), lançado pela Eletrobras em 1986, como forma de dar maior eficiência ao sistema energético do País. O programa consiste em parcerias com as prefeituras interessadas em trocar as lâmpadas de vapor de mercúrio (brancas) -usadas na iluminação pública- por lâmpadas de vapor de sódio (de acor amarelada), que têm melhor rendimento, maior vida útil e são mais econômicas.

Em um ano e oito meses, desde que o programa começou a ser implementado em Curitiba, foram trocadas 68 mil das 90 mil lâmpadas existentes na cidade, resultando em uma redução de 36% no consumo de energia. Com recursos na ordem de R$ 8 milhões, sendo 50% do município e 50% da Eletrobras, o objetivo é fazer todas as trocas até o final do ano.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade


Além de mais econômica e menos nociva, a lâmpada a vapor de sódio é também mais eficiente. Uma lâmpada de 70 watts ilumina 56% mais que uma de 80 watts de mercúrio. De acordo com a assessoria da Prefeitura, "pontos que tinham 400 watts de luz de mercúrio foram trocadas para 125 watts de sódio, com mesma capacidade de iluminação e economia de 275 watts". Quanto à vida útil, uma lâmpada de mercúrio dura em média 15 mil horas contra 24 mil horas da de sódio.

Leia mais:

Imagem de destaque
Grandes volumes de chuva

Defesa Civil do Paraná alerta para risco de fortes tempestades de sábado até segunda

Imagem de destaque
Última chance

Matrículas da rede estadual do Paraná para 2025 encerram nesta sexta-feira

Imagem de destaque
Noroeste

Motorista morre e passageiro se fere em capotamento em Pérola

Imagem de destaque
Cinco feridos

Passageiro de van morre em colisão contra base de concreto em Engenheiro Beltrão

Outro município que obteve bons resultados com o Procel foi Pato Branco. A troca de 5,2 mil lâmpadas de mercúrio e 189 mistas trouxe uma economia de 2,1 mil megawatts por ano, o equivalente a 34,6% do consumo anterior.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo