O sistema de dowloads do Napster está temporariamente fora do ar. Segundo a empresa, o problema é decorrente da instalação do novo sistema de filtros, imposto pela justiça no início do ano. A migração para a nova tecnologia de downloads fez com que os bancos de dados que armazenam o registro de arquivos ficassem inoperantes. Em um comunicado disponível no site, a direção do Napster não especifica quando o sistema voltará a funcionar.
Até agora, a empresa afirma ter recebido ordens das gravadoras para retirar de seu banco de dados cerca de 800.000 arquivos. O software de busca deve ser constantemente atualizado para incluir as restrições encaminhadas ao Napster. As alterações também são importantes para preparar terreno para o lançamento de um serviço baseado em assinaturas mensais, que deveria ter estreado até o final do primeiro semestre.
De acordo com uma pesquisa divulgada há cerca de um mês pela Webnoize, empresa especializada em estudos sobre mídia digital, a utilização do Napster já despencou pelo menos 87% com relação ao início do ano. Em maio, foram trocados apenas 360 milhões de arquivos, ao passo que, no auge do serviço, em fevereiro, foram feitos 2,79 bilhões de downloads. O número de usuários conectados simultaneamente caiu 46% com relação a fevereiro.
Leia mais:
Do CEEBJA à universidade: idosos de Londrina comemoram vaga no ensino superior
Defesa Civil do Paraná alerta para risco de fortes tempestades de sábado até segunda
Matrículas da rede estadual do Paraná para 2025 encerram nesta sexta-feira
Motorista morre e passageiro se fere em capotamento em Pérola
< Leia mais>Sobre conteúdo de qualidade e gratuidade