Foi inaugurada nesta sexta-feira (28) a nova ponte sobre o Ribeirão Pinguim, no limite entre Maringá e Sarandi, na região Noroeste.
A obra é resultado de convênio entre o Governo do Paraná e a Prefeitura de Maringá, representando um investimento de mais de R$ 4 milhões em repasses do Estado, além de contrapartida do município, que foi o responsável pela licitação e execução da obra.
Foram construídas duas estruturas de concreto paralelas, ligando a Avenida Mario José de Faria Ferraz, zona Sul de Maringá, com a Avenida Nova São Paulo, em Sarandi. São duas faixas de tráfego em cada ponte, em sentido único, com passeio para pedestres, sinalização horizontal e vertical, e barreiras de concreto e guarda-corpos.
Leia mais:
Com desconto ofertado de 26,60%, CCR arremata Lote 3 do pedágio do Paraná
Prêmio Queijos do Paraná está com inscrições abertas
Athletico começa a reformulação e demite técnico e diretores
Alep adiciona oito mil sugestões populares ao orçamento do Paraná
“Essa ligação entre os municípios é fundamental. Não é só pela mobilidade e segurança, vão fluir inclusive outras avenidas da cidade muito melhor, com a conclusão”, afirma o secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, durante o evento de inauguração.
“Foi muito bem executada, até com um valor relativamente baixo, pela importância que ela vai ter. Tivemos uma boa parceria, e quero agradecer aos municípios”.
A obra vai facilitar o desenvolvimento das duas regiões, antes ligadas por uma pista única, estreita e não pavimentada, que passava sobre um bueiro duplo, de difícil acesso.
OBRAS
Os serviços da nova ponte foram fiscalizados pelo DER-PR (Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná), autarquia da Seil (Secretaria de Infraestrutura e Logística), que conta com obras próprias em andamento nos dois municípios.
Agora em junho foram iniciados em Maringá os serviços de implantação do novo Trevo Catuaí, que vai substituir o trevo atual por uma interseção em desnível.
No local, a BR-376 será rebaixada, e serão implantadas duas passagens superiores, ligando a PR-317 e a Avenida João Pereira, que servirão como uma rotatória para acessar vias municipais e comércios locais. A iniciativa contempla ainda duas passarelas para pedestres.
Também está em andamento a duplicação da PR-317, em uma extensão de 21,82 quilômetros, entre Maringá e Iguaçu. Ela inclui a duplicação da ponte sobre o Rio Pirapó, três viadutos e duas passarelas.
E em Sarandi, a obra de implantação de dois novos viadutos atingiu a marca de 46,39% de execução na medição mais recente. Foram concluídas as fundações e os pilares das alças de acesso das duas estruturas e agora está em andamento a execução dos tabuleiros.
Os viadutos ficam na BR-376 e conectam as vias marginais da rodovia, servindo como retornos em desnível para o tráfego de longa distância, e ligando o lado norte e o lado sul da cidade.