Todos os 135 novos ônibus entregues à cidade na manhã desta terça-feira pelo prefeito Beto Richa têm elevadores, rampas e adaptações internas necessárias para o acesso de pessoas com necessidades especiais.
Com a chegada dos novos ônibus, 65% da frota de ônibus que circula nas ruas de curitiba estão adaptados para o acesso de pessoas com deficiência. Das 395 linhas da Rede Integrada de Transporte (RIT), que reúne Curitiba e mais 13 municípios vizinhos, 316 têm pelo menos um veículo adaptado, com elevadores ou embarque em nível com rampas caso dos ligeirinhos e expressos, que fazem o embarque e desembarque nas estações-tubo. Todos os ônibus adaptados têm adesivos com o desenho da cadeira de rodas, nos lados, na frente e atrás do veículo.
O presidente da Associação dos Deficientes Físicos do Paraná, Mauro Nardini, participou da entrega dos novos ônibus, testou os elevadores e deu os parabéns ao prefeito. "Dias atrás cheguei ao terminal do Boqueirão e tive a grata surpresa de ver que todos os ônibus ali estacionados eram adaptados para os portadores de necessidades especiais. Nessa questão, Curitiba está muito à frente de todas as cidades brasileiras, porque aqui existe vontade política para tratar os deficientes com respeito e igualdade de oportunidades", afirmou Nardini.
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Entre os novos ônibus está o ligeirinho articulado que fará testes na linha direta Inter 2. É um novo chassi da Volvo, primeiro do mundo com sistema eletrônico de suspensão, que se adapta ao modo de dirigir do motorista, compensando variações de freadas e arrancadas. O ônibus tem computador de bordo para medir consumo de combustível, controle de temperatura do motor, quilometragem digital, freio a disco em todos os eixos, com Eletronic Braking System (sistema de freio eletrônico), que evita deslizamento e controla tração..
Todos os ônibus novos têm sistema de monitoramento por satélite (GPS), elevadores e adaptações internas para pessoas com necessidades especiais, painéis eletrônicos digitais, frontais e laterais, e sistema de áudio MP3 para informações de itinerário. Também têm motores com tecnologia Euro 3, que reduz à metade a emissão de poluentes resultantes da queima de combustível, em relação aos veículos antigos, com motores da versão Euro 1.
Os motores novos, com injeção eletrônica, facilitam a queima do combustível e reduzem o volume de partículas que se transformam em fumaça. É a chamada "tecnologia limpa", que atende a todas as resoluções do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) e ao Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve). Os 495 ônibus novos representam uma redução de 95 toneladas de fumaça por mês, em média.
Da Prefeitura de Curitiba