Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Estradas adequadas

Obras em assentamentos são reiniciadas pela Codapar

Redação - Folha de Londrina
25 jul 2003 às 20:18

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

As obras de adequação das estradas que dão acesso a oito assentamentos de São Jerônimo da Serra (78 km ao sul de Cornélio Procópio) foram retomadas nesta sexta-feira. A Companhia de Desenvolvimento Agropecuário do Paraná (Codapar), responsável pelos trabalhos, enviou caminhões de obra de Ibiporã (14 km a leste de Londrina) para a região dos assentamentos.

Na última quarta-feira, integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) do Projeto de Assentamento (PA) Amélia impediram que a Codepar retirasse suas máquinas do local. Eles queriam garantir a continuidade das obras.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Segundo a associação do PA, os trabalhos haviam sido interrompidos há 90 dias. Já o gerente de mecanização da Codapar, Roberto Bittencourt, informou que a obra estava paralisada há apenas 15 dias, e que apenas uma máquina seria retirada para atender a uma obra emergencial. ''Tivemos alguns problemas operacionais, mas as obras das estradas estão caminhando dentro da programação'', garantiu.

Leia mais:

Imagem de destaque
Trilha segue aberta

Cataratas do Iguaçu têm vazão de sete milhões de litros de água por segundo

Imagem de destaque
16 mandados de prisão

Polícia Civil deflagra operação contra tráfico de drogas no Noroeste do Paraná

Imagem de destaque
Já foi acusado de corrupção

Ademar Traiano antecipa votação e é eleito presidente da CCJ da Alep

Imagem de destaque
Devido às fortes chuvas

Trechos de rodovias do Noroeste do Paraná estão totalmente bloqueados


O contrato com a prefeitura de São Jerônimo da Serra expira em dezembro, mas o gerente acredita que o cascalhamento das estradas de acesso deve ser concluído bem antes. Não é o que pensa o assentado Luiz Alonso Sales, da direção do MST na região. ''Essa obra está enroscada há dois anos, não é em seis meses que vão fazer'', opinou.


Por meio de um convênio, o Município recebeu R$ 360 mil do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) para executar a obra. De acordo com o chefe de gabinete da prefeitura, Edson Copla, os pagamentos à Codapar estão sendo feitos de forma regular. ''Estamos com boa vontade e queremos terminar essa obra'', sintetizou.

Os assentados alegam que adequação das estradas é fundamental para garantir o acesso das crianças à escola. Conforme relatado hoje na Folha, os alunos dos assentamentos percorrem, a pé, mais de dez quilômetros para ir às aulas. Os oito assentamentos (segundo a prefeitura são sete, mais um acampamento) abrigam 222 famílias.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo