Desde janeiro, 17 mil armas foram arrecadadas pela Campanha de Desarmamento no Estado. E o índice de ocorrências relacionadas a armas de fogo caiu 34%.
Os resultados foram apresentados a cerca de 500 pessoas que participaram do seminário Desarmamento: Menos Armas, Mais Vidas, promovido pela Secretaria estadual de Segurança Pública.
No Paraná, qualquer cidadão que quiser aderir à campanha deve levar sua arma de fogo a uma delegacia de polícia. Em troca, o governo estadual paga uma recompensa de R$ 100,00. Os policiais que apreenderem armas também recebem a quantia.
Leia mais:
Do CEEBJA à universidade: idosos de Londrina comemoram vaga no ensino superior
Defesa Civil do Paraná alerta para risco de fortes tempestades de sábado até segunda
Matrículas da rede estadual do Paraná para 2025 encerram nesta sexta-feira
Motorista morre e passageiro se fere em capotamento em Pérola
No final do encontro, os participantes elaboraram uma carta de intenções que será enviada ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva e ao ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos.
Entre as propostas está a de apoio a uma campanha de desarmamento infantil, idealizada pelo Movimento HipHop de Curitiba, que assinou convênio com a Secretaria de Segurança. O objetivo é fazer com que as crianças entreguem suas armas de brinquedo em troca de outros tipos de brinquedo.
ABr