Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Confira a previsão

Outono vai ser de veranicos, nevoeiros, geadas e diminuição das chuvas no Paraná

Redação Bonde com AEN
18 mar 2024 às 11:55
- Roberto Dziura Jr/AEN
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O outono começa às 0h06 desta quarta-feira (20) e termina às 17h51 de 20 de junho. Conforme a previsão do Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná), o primeiro dia da nova estação deve ser abafado e quente, seguindo o ritmo dos últimos dias, o que favorece a formação de áreas de instabilidade a partir do período da tarde. A menor temperatura prevista é 19 ºC em Guarapuava (Sul) e as maiores serão em Paranaguá (Litoral), Guaíra (Oeste) e Foz do Iguaçu (Oeste, 25 ºC).


O cenário climático global indica a dissipação do fenômeno El Niño, que predominou ao longo do verão. Entra em cena La Niña, fenômeno climático que caracteriza o resfriamento das águas do oceano Pacífico Equatorial até atingir o ápice na primavera.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


“A temperatura média do ar tende a ficar entre próxima e ligeiramente acima da normalidade climatológica, exceto na região litorânea, onde segue o padrão para a estação”, comenta o meteorologista do Simepar, Reinaldo Kneib. Estão previstos alguns períodos de temperaturas elevadas. As manhãs e noites tornam-se progressivamente mais frias.

Leia mais:

Imagem de destaque
Avicultura

Em liderança folgada, Paraná abate 34% dos frangos no Brasil

Imagem de destaque
1,9 mil produtos avaliados

Produtores do Paraná são destaque no Mundial do Queijo com 55 premiações

Imagem de destaque
Edição 2024

Expoingá chega aos 50 anos e quer movimentar mais de R$ 600 milhões

Imagem de destaque
Jorge Guaranho

Justiça suspende julgamento de bolsonarista acusado de matar petista em Foz


A tendência do regime de chuvas é acompanhar a normalidade climatológica no Litoral, na Capital e Região Metropolitana. A previsão para as demais regiões paranaenses é de precipitação abaixo da normalidade. “Estão previstos períodos de tempo seco – os chamados veranicos –, bem como nevoeiros e os primeiros episódios de geada, característicos da estação”, diz o meteorologista.

Publicidade


O outono no Estado, em geral, caracteriza-se pela redução no volume de chuvas em comparação com o verão, ocasionada pelo deslocamento de massas de ar frio e seco. Maio costuma ser o mês mais chuvoso. 


A direção predominante do vento médio do Sul para o Norte do continente favorece a entrada de sistemas de alta pressão atmosférica, o que aumenta o intervalo entre as chuvas e as passagens de frentes frias. As maiores precipitações ocorrem geralmente nas regiões Sudoeste e Oeste. As menores são registradas no Norte.

Publicidade


Veja os valores médios históricos de chuva (faixa de variação), temperaturas do ar mínimas e máximas em cada região do Paraná nos meses de abril, maio e junho:


Ao longo da estação, as massas de ar frio e seco provenientes da Antártica e/ou do Sul da América do Sul avançam em direção ao Paraná, causando a queda das temperaturas e períodos frios. Deve haver geadas nas regiões mais altas, como Sul, Centro-Sul e Campos Gerais. 

Publicidade


Tempo real


Publicidade

No site www.simepar.br estão disponíveis informações atualizadas sobre as condições do tempo no quadro Palavra do Meteorologista. Consta a previsão para até 15 dias por município e região do Paraná. Ainda podem ser vistas imagens de satélite, radar, raios, modelo numérico e telemetria (temperaturas e chuvas). Previsões são divulgadas diariamente no podcast Simepar Informa.


Agrometeorologia

Publicidade


Principal cultura do outono no Paraná, o milho segunda safra deve ter bom desenvolvimento e boa produtividade, a não ser que haja algum evento meteorológico extremo, como geada precoce ou veranico intenso, de acordo com o IDR-Paraná (Instituto de Desenvolvimento Rural). O risco de danos foi reduzido pela antecipação da semeadura. 


A cultura do feijão segunda safra também pode ser afetada negativamente em caso de escassez de chuva e frio precoce intenso, por ser sensível à geada e à restrição hídrica, apesar do ciclo ser mais curto.

Publicidade


Conforme as pesquisadoras do IDR, havendo previsão de geada, as olerícolas e os cafeeiros precisam de proteção por serem extremamente sensíveis a baixas temperaturas. O cenário previsto de frio e estiagem é crítico para a manutenção da massa verde das pastagens, podendo dificultar a alimentação dos animais e o manejo dos rebanhos, aumentando custos para complementar a alimentação com silagem e ração. A cultura do trigo deve se desenvolver normalmente por ser adaptada ao outono/inverno e tolerante a veranicos e eventuais episódios de frio intenso.


Alerta geada


Em maio entra em operação o serviço Alerta Geada, desenvolvido pelo IDR-Paraná e Simepar. Os informes abrangem todas as regiões do Paraná por categorias de intensidade de geada: fraca, moderada ou forte. As mensagens são disseminadas por celular e e-mail para usuários cadastrados, com antecedência de 72, 48 e 24 horas.


Imagem
Confira a previsão de tempo para esta segunda-feira em Londrina
Nesta segunda-feira (18), o tempo continua instável em Londrina e na região, com previsão de pancadas de chuva e trovoadas em vários momentos do dia.
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade