Em mês chuvoso, algumas regiões do Paraná devem fechar o mês com precipitação acima da média histórica de outubro, de acordo com o Instituto Tecnológico Simepar. A região de Cascavel, no Oeste do Estado, foi uma das que reghistrou maior volume de precipitação, com 270 milímetros até a última quinta-feira (25).
Na Região Metropolitana de Curitiba, segundo o Simepar, as chuvas em todo o mês de outubro já registraram, até a quinta-feira, 122 milímetros de precipitação – quando o normal para este mês é um acumulado de 125 milímetros. Já em Londrina, foram 33 mm até aquela data (a média na cidade é de 150 mm).
Porém, segundo o meteorologista Reinaldo Kneib, do Simepar, o volume de chuvas pode ter sido maior porque, em alguns casos, a precipitação não atinge a estação que mede o volume de chuva, como aconteceu, segundo ele, com a estação em Londrina – cidade que teve chuvas mais fortes na quinta-feira.
Leia mais:
Do CEEBJA à universidade: idosos de Londrina comemoram vaga no ensino superior
Defesa Civil do Paraná alerta para risco de fortes tempestades de sábado até segunda
Matrículas da rede estadual do Paraná para 2025 encerram nesta sexta-feira
Motorista morre e passageiro se fere em capotamento em Pérola
Ainda segundo o meteorologista, o volume de chuvas registrado em todo o estado aumentou em outubro por causa da chegada da primavera, que trouxe um regime de normalidade ao território paranaense. "Os meses de agosto e setembro fora extremamente secos e agora esse regime de chuvas fortes e temporais é normal. O mês de outubro é bastante chuvoso", diz.
A chuva que atinge o estado nesta sexta-feira é resultado da passagem de uma área de instabilidade. O meteorologista diz que na primavera é comum que sistemas de nuvens que se formam no Paraguai avancem sobre o estado e provoquem chuvas fortes, principalmente durante a tarde.
O volume de descargas elétricas, que também tem sido alto e acompanha os fortes sistemas de nuvens, da mesma forma está dentro da normalidade, afirma Kneib. A instabilidade que passa pelo Sul do Brasil e atua no Paraná concentra boa parte dos raios no Sudoeste, Centro-Sul, Região Metropolitana de Curitiba e Litoral na tarde desta sexta-feira.