O secretário da Agricultura, Newton Pohl Ribas, lançou oficialmente nesta terça-feira (31), na Fazenda Cachoeira, em São Sebastião da Amoreira, a segunda etapa da Campanha de Vacinação Contra a Febre Aftosa, que acontecerá de 1º a 20 de novembro em todo o Paraná. A meta é vacinar 100% dos bovinos e bubalinos (búfalos) existentes no Estado.
Do dia 1º a 20 de novembro os pecuaristas de todo o Estado deverão vacinar seus animais. Após esse período, os criadores terão até o dia 30 de novembro para comprovar a ação junto às unidades veterinárias da Secretaria da Agricultura existentes no Paraná. A não comprovação, até o dia 30 de novembro, poderá acarretar em uma multa que, atualmente, é de R$ 76,45 por cabeça não-vacinada.
Na primeira etapa da campanha deste ano, que ocorreu entre 1º e 20 de maio, foram vacinados animais de 212 mil propriedades. Ou seja, 95,8% das 221,3 mil propriedades com bovinos e bubalinos existentes no Estado. Ao todo foram vacinados 9,65 milhões de animais. Na pecuária de corte, o Paraná se classifica hoje como o sétimo produtor de bovinos.
Leia mais:
Do CEEBJA à universidade: idosos de Londrina comemoram vaga no ensino superior
Defesa Civil do Paraná alerta para risco de fortes tempestades de sábado até segunda
Matrículas da rede estadual do Paraná para 2025 encerram nesta sexta-feira
Motorista morre e passageiro se fere em capotamento em Pérola
O secretário Newton Ribas sugeriu à Sociedade Rural que durante a Exposição de Londrina do ano que vem (entre os dias 5 e 15 de abril) seja realizado um evento para debater a sanidade animal na América do Sul. E que para este debate sejam convidados representantes do Paraguai, da Argentina, da Bolívia e da Organização Mundial de Saúde Animal.