Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Pioneirismo

Paraná participa da criação da 1ª vacina contra febre reumática

Redação - Bonde
07 nov 2002 às 14:31

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O Centro de Produção e Pesquisa de Imunobiológicos (CPPI) participa da produção da primeira vacina mundial para a prevenção da febre reumática, em parceria com o Instituto do Coração (Incor). O projeto, que envolve também a Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado de São Paulo, busca desenvolver uma vacina para o combate da doença causada pela bactéria Estreptococo do grupo A, que causa infecção de garganta e pode até levar à morte.

A febre reumática é uma doença com graves seqüelas cardíacas, responsável por 90% das cirurgias do coração no Brasil. Seu tratamento é considerado um dos mais caros para o Sistema Único de Saúde. Cada paciente custa, em média, US$ 10 mil.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade


"Há 15 anos nós pesquisamos a febre reumática, portanto, temos subsídios suficientes para desenvolver a primeira vacina mundial de prevenção à doença", afirma Luiza Guilherme, pesquisadora do Incor e da Universidade de São Paulo. "O CPPI nos dará suporte no processo de identificação da bactéria Estreptococo do grupo A", acrescenta.

Leia mais:

Imagem de destaque
Trilha segue aberta

Cataratas do Iguaçu têm vazão de sete milhões de litros de água por segundo

Imagem de destaque
16 mandados de prisão

Polícia Civil deflagra operação contra tráfico de drogas no Noroeste do Paraná

Imagem de destaque
Já foi acusado de corrupção

Ademar Traiano antecipa votação e é eleito presidente da CCJ da Alep

Imagem de destaque
Devido às fortes chuvas

Trechos de rodovias do Noroeste do Paraná estão totalmente bloqueados

Criado em 1987, o CPPI é conhecido nacionalmente pelo desenvolvimento de antígenos, anti-soros e insumos para auxílio diagnóstico, venenos padrão de animais peçonhentos e animais de laboratório. O Centro também é o único no País a produzir o soro antiloxoscélico, usado no tratamento de picadas de aranha-marrom, que a partir do próximo ano será fornecido para todo o Brasil.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo