O trabalho de um ano e meio, com o envolvimento de 115 pesquisadores, resultou no Livro Vermelho da Fauna Ameaçada no Estado do Paraná. A publicação, lançada pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, lista 344 espécies, das quais 163 estão sob ameaça de extinção.
Foram catalogadas espécies de anfíbios, peixes e abelhas, que não faziam parte do levantamento realizado há nove anos. A lista anterior trazia 167 espécies.
As espécies que estão no Livro Vermelho foram classificadas em seis níveis de ameaça, segundo metodologia da União Mundial para a Conservação da Natureza (IUCN). Do total catalogado, 163 espécies foram consideradas ameaçadas de extinção, em categorias distintas (regionalmente extinta, criticamente em perigo, em perigo e vulnerável), e terão a proteção específica de lei estadual.
Leia mais:
Do CEEBJA à universidade: idosos de Londrina comemoram vaga no ensino superior
Defesa Civil do Paraná alerta para risco de fortes tempestades de sábado até segunda
Matrículas da rede estadual do Paraná para 2025 encerram nesta sexta-feira
Motorista morre e passageiro se fere em capotamento em Pérola
Estão incluídas nessa relação, quatro espécies que já desapareceram: as aves gralhão, uiraçu-falso e codorninha, e um mamífero preguiça-de-três-dedos. Fazem parte ainda das espécies ameaçadas o tamanduá-bandeira, porco-do-mato, paca, anta, veado-campeiro, puma, onça-pintada, macuco, lobo-guará, harpia, siriema, guará, papagaio-da-cara-roxa, dourado, entre outras.
Veja a relação de animais ameaçados