O Paraná será o 14º. estado a receber um Laboratório de Tecnologia contra Lavagem de Dinheiro (LAB-LD). O secretário Nacional de Justiça, Pedro Abramovay e o Procurador-Geral de Justiça, Olympio de Sá Sotto Maior Neto assinam o acordo de cooperação para implantação do LAB-LD do Ministério Público do Paraná nesta quinta-feira (2), às 11h30, no Gabinete da Procuradoria Geral de Justiça.
O LAB-LD é um centro difusor de técnicas e métodos para a produção de informações voltadas à investigação de crimes que disfarçam a origem de recursos ilegais.
A instalação da unidade é feita em três fases e o Termo de Cooperação tem vigência até 31 de dezembro de 2011 podendo ser prorrogado. Esse termo inclui a aquisição de equipamentos e programas de computador, a replicação de metodologias e o treinamento de profissionais.
Leia mais:
Do CEEBJA à universidade: idosos de Londrina comemoram vaga no ensino superior
Defesa Civil do Paraná alerta para risco de fortes tempestades de sábado até segunda
Matrículas da rede estadual do Paraná para 2025 encerram nesta sexta-feira
Motorista morre e passageiro se fere em capotamento em Pérola
A implantação de unidades do LAB-LD é uma das ações estruturais do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci) para o enfrentamento à corrupção e ao crime organizado.
Implantando em maio de 2006, mediante convênio do Ministério da Justiça com o Banco do Brasil para o financiamento do projeto, o LAB-LD foi premiado como destaque na edição 2007 do Prêmio Nacional de Excelência em Informática Pública, recebendo ainda o título de melhor inovação tecnológica.
Ao todo já foram assinados 13 convênios para a instalação de LAB-LD em diversos órgãos de oito Unidades da Federação (ES, BA, DF, RS, GO, MG, RJ e SP).
O diretor do Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional (DRCI), Ricardo Andrade Saadi, também participa da atividade.