Há duas semanas, o Ibama, com apoio da Polícia Federal e do Instituto Chico Mendes, está percorrendo o rio Paraná e seus afluentes, lagoas e entorno do Parque Nacional da Ilha Grande, na operação Costa Oeste, que objetiva garantir o período de reprodução dos peixes na região oeste do Paraná. O período do defeso da piracema na bacia do rio Paraná vai de 01/11/2010 a 28/02/2011.
As equipes estão realizando atividades por água, para impedir a pesca ilegal, e por terra, com vistorias em estabelecimentos que comercializam pescados, os quais, para continuar a vender os produtos pesqueiros, precisam ter feito a declaração de estoque até o segundo dia útil após a proibição da pesca.
Até o momento, foram apreendidas e doadas a instituições beneficentes da região oeste do Paraná cerca de duas toneladas de pescados. As multas aplicadas somam mais de R$ 200 mil, com a aplicação de 47 autos de infração. Um dado positivo é que a maior parte das empresas fiscalizadas têm cumprido a legislação ambiental,declarando o estoque dentro do prazo.
Leia mais:
Do CEEBJA à universidade: idosos de Londrina comemoram vaga no ensino superior
Defesa Civil do Paraná alerta para risco de fortes tempestades de sábado até segunda
Matrículas da rede estadual do Paraná para 2025 encerram nesta sexta-feira
Motorista morre e passageiro se fere em capotamento em Pérola
Centenas de cevas, anzóis de galho, espinhéis e outras armadilhas para peixes foram retirados dos rios da região, entre eles, cerca de 500 metros de redes. Pescadores profissionais, peixarias e supermercados tiveram os seus estoques de pescados vistoriados e aqueles onde foram constatadas irregularidades foram autuados e o pescado apreendido.
A pesca amadora também foi fiscalizada, tendo sido realizado um torneio de pesca em Foz do Iguaçu, no qual foram autuados dez pescadores, que tiveram seus equipamentos de pesca apreendidos por não estarem com as licenças necessárias para a prática do esporte.
Além das atividades voltadas para a pesca e o comércio de pescados, os agentes também desenvolvem um trabalho de orientação e regularização dos estabelecimentos e dos pescadores profissionais no Cadastro Técnico Federal, cujo objetivo é o controle de atividades utilizadoras de recursos naturais ou que sejam potencialmente poluidoras.
Para a chefe da Fiscalização do Ibama no Paraná, Maria Luiza Gonçalves, "o objetivo do Ibama é a presença do estado em toda a bacia do Paraná, de forma a fiscalizar diversos extratos da cadeia produtiva pesqueira na região, desde a pesca amadora à profissional, do comércio à indústria de pescados, no intuito da manutenção e ampliação dos estoques pesqueiros."