Em 1985 o fotógrafo Peter Lorenzo expôs na Secretaria de Estado da Cultura, em Curitiba. Parece que foi ontem, mas 15 anos se passaram entre essa realização e a que acontecerá agora, segunda-feira, 13, às 19 horas, no Museu da Imagem e do Som. Até mesmo Lorenzo se assusta com a velocidade do tempo e a distância das datas.
Para esta exposição no MIS, intitulada "Céus: A Liberdade Começa no Olhar -, Olhares de Peter Lorenzo", o artista buscou trabalhos que cobrem quase 30 anos de carreira. Dois tempos estarão ali representados, "com olhares de outrora e olhares de hoje", segundo anuncia o fotógrafo.
O público não perceberá com nitidez essas estações da vida pela simples razão de que as fotos de Lorenzo não são datadas, documentais. Ou como ele mesmo diz, "não sou repórter fotográfico". Assim, o visitante que for ao MIS estará num túnel do tempo extremamente sutil. Pistas para saber quais as imagens mais antigas das mais recentes: as dos anos 70 são praticamente em preto e branco, e as atuais são coloridas.
Leia mais:
Cataratas do Iguaçu têm vazão de sete milhões de litros de água por segundo
Polícia Civil deflagra operação contra tráfico de drogas no Noroeste do Paraná
Ademar Traiano antecipa votação e é eleito presidente da CCJ da Alep
Trechos de rodovias do Noroeste do Paraná estão totalmente bloqueados
Quinze anos depois o fotógrafo volve o olhar para trás e se descobre com um "olhar descompromissado das bandeiras", ou seja, de um modo mais sereno, sem as exageradas preocupações com a forma, o equilíbrio, as cores. A atitude zen é parcial: "Estou em processo de liberdade dessas amarras".
Sempre envolvido com o mundo do cinema, Peter Lorenzo detecta na totalidade das obras dois elementos fundamentais de sua obra: simplicidade e a construção da linguagem cinematográfica. É através das imagens que ele compõe o conjunto daquilo que está mirando. "Talvez seja a maneira que eu tenha de ver o mundo, é a minha marca", afirma.
Lorenzo montou seu "Céus" com a preocupação de passar ao espectador um painel agradável aos olhos. Em seu entendimento não é o acúmulo de material que dá peso à mostra, mas o diálogo que se cria através do olhar. Esta exposição no MIS "para mim, com certeza, é uma celebração. É prazeroso, depois de 15 anos, mostrar novamente meu trabalho", confessa.
Serviço: Céus: A Liberdade Começa no Olhar - Olhares de Peter Lorenzo. Exposição fotográfica abre dia 13, às 19 horas, e prossegue até dia 1º de dezembro. Museu da Imagem e do Som (Rua Barão do Rio Branco, 395, telefone 323-5382). Fotos dos anos 70 até 2000.