O Movimento pela Ética na Política (MEP) divulgou nesta terça-feira o relatório de desempenho dos vereadores da Câmara Municipal de Curitiba em 2001. Dos dez primeiros colocados, apenas dois fazem parte da bancada de apoio ao prefeito Cassio Taniguchi (PFL): Ney Leprevost Neto (PSDB) e Jair Cesar de Oliveira (PSDB). Os seis vereadores da bancada petista aparecem entre os primeiros colocados. Paulo Salamuni (PMDB) e Marcelo Almeida (PMDB) são os outros vereadores apontados entre os mais eficientes de Curitiba.
Para realizar a avaliação, o MEP analisa a quantidade e qualidade dos projetos apresentados (peso 30), a fiscalização do Executivo (peso 30), o desempenho no uso de apartes e da tribuna (25 pontos), frequência e pontualidade (peso 10), respeito e atenção (peso 5). Na apresentação de projetos, não foram consideradas as proposições que determinam nomes de logradouros públicos, declaram instituições como de utilidade pública e as que concedem títulos honoríficos.
No ano passado, foram apresentados 633 projetos na Câmara Municipal. Deste total, 386 eram de interesse coletivo. Vinte e seis por cento deles foram aprovados e transformados em lei. A Prefeitura Municipal conseguiu um índice bem superior de aprovação dos projetos. Ela apresentou 63 projetos e aprovou 89% deles. Os vereadores que mais apresentaram projetos foram: João Claúdio Derosso (PSDB), Ney Leprevost (PSDB), Fábio Camargo (PSC), Mário Celso Cunha (PSB) e Paulo Salamuni (PMDB).
Leia mais:
Do CEEBJA à universidade: idosos de Londrina comemoram vaga no ensino superior
Defesa Civil do Paraná alerta para risco de fortes tempestades de sábado até segunda
Matrículas da rede estadual do Paraná para 2025 encerram nesta sexta-feira
Motorista morre e passageiro se fere em capotamento em Pérola
No item fiscalização, tiveram destaque os vereadores Tadeu Veneri (PT) e André Passos (PT). Os dois juntos apresentaram 71 pedidos de informação para a Prefeitura Municipal. Em todo o ano 2001, os 35 vereadores juntos apresentaram 126 pedidos de informação. No item frequência e pontalidade foram destaque os vereadores Adenival Gomes (PT), André Passos (PT), Mário Celso Cunha (PSB), Clair da Flora Martins (PT) e Ângelo Batista (PPB).
Os vereadores com os piores desempenhos foram Osmar Bertoldi (PSDB), Geraldo Bobato (PFL), Jairo Marcelino da Silva (PSB), Aldemir Manfron (PTB) e Luiz Ernesto Pereira (PSDB). Bertoldi foi procurado pela reportagem da Folha para comentar a pesquisa, mas não foi encontrado. Ele está em viagem e retorna na semana que vem. Bobato, Jairo Marcelino, Manfron e Luiz Ernesto também foram procurados, mas não retornaram às ligações. (Colaborou Leandro Donatti)
*Leia mais na edição desta quarta-feira da Folha de Londrina
Acompanhe esta notícia e outras relacionadas a este assunto no serviço WAP e SMS dos celulares da Global Telecom.