Uma equipe da Polícia Militar Ambiental localizou 24 pássaros silvestres que estavam apreendidos em gaiolas na cidade de Xambrê (22 km a oeste de Umuarama). Eles foram até as casas após o recebimento de uma denúncia anônima.
As aves estavam divididas entre quatro residências. Foram encontrados três pássaros-pretos, um sabiá, três trinca-ferros, um sangrinho, dois coleirinhas, oito patativas, quatro canários-terra, um galo-da-campina e um melro.
Todos os pássaros silvestres estavam em gaiolas de madeira e arame e nenhum possuía documentação ou autorização do Órgão Ambiental Competente.
Leia mais:
Do CEEBJA à universidade: idosos de Londrina comemoram vaga no ensino superior
Defesa Civil do Paraná alerta para risco de fortes tempestades de sábado até segunda
Matrículas da rede estadual do Paraná para 2025 encerram nesta sexta-feira
Motorista morre e passageiro se fere em capotamento em Pérola
Quatro homens foram autuados em termo circunstanciado de infração penal, e responderão administrativamente pelos fatos, pois a captura de qualquer ave silvestre na natureza é crime previsto no artigo 29 da Lei de Crimes Ambientais, cuja pena é de 6 meses a um ano e multa.
Todas as aves passaram por avaliação de um veterinário para a possível soltura em reserva ambiental da região e aquelas que não puderem retornar a natureza serão encaminhadas a um centro de animais silvestres autorizado.