A Polícia Militar começou na manhã desta segunda-feira (13) uma operação para reforçar a segurança nas áreas das Unidades Paraná Seguro (UPS) instaladas entre o bairro Uberaba e a Vila Osternack, em Curitiba. A previsão é que a ação dure aproximadamente 15 dias.
Durante esse período, 102 policiais a cavalo, com viaturas, motocicletas e helicópteros vão abordar pessoas, além de vistoriar veículos e estabelecimentos, como bares e restaurantes.
Segundo o coronel César Alberto Souza, subcomandante Geral da Polícia Militar, o objetivo é melhorar a segurança nas UPS e nos seus entornos. "Pela manhã, fizemos seis bloqueios em todas as vias de acesso ao Uberaba. E a cada duas horas esses bloqueios mudam de lugar. Nesse período, fazemos policiamento extensivo e apuramos as denúncias recebidas", afirmou.
Leia mais:
Do CEEBJA à universidade: idosos de Londrina comemoram vaga no ensino superior
Defesa Civil do Paraná alerta para risco de fortes tempestades de sábado até segunda
Matrículas da rede estadual do Paraná para 2025 encerram nesta sexta-feira
Motorista morre e passageiro se fere em capotamento em Pérola
Homicídios
Desde que a UPS foi instalada, em março deste ano, o Uberaba já registrou cinco homicídios, sendo três apenas na última semana. Mas, na comparação com o ano passado, houve uma queda de 56% no número, explica o coronel.
Ele também conta que o Parolin, outra região de UPS, chegou a ficar 90 dias sem nenhum assassinato - registrou o último na semana passada - e que, apesar dos casos ainda serem muitos na CIC, a redução já é visível. "A CIC já chegou a registrar 14, 15 homicídios num único fim de semana. Neste (11 e 12) teve dois", defende.
Curitiba conta hoje com sete Unidades Paraná Seguro (UPS), nos bairros Uberaba, Parolin, CIC e Sítio Cercado (Vila Osternack).
Londrina e Cascavel
O coronel César Alberto Souza afirma que, dentro das próximas duas semanas, policiais de Londrina e Cascavel farão uma espécie de estágio nas UPS de Curitiba. A idéia é que as duas cidades também possam se preparar para receber unidades em breve.