Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Obras começaram em junho

Prefeitura de Ibiporã vai investir mais de R$ 9 milhões em reforma da sede

Caroline Knup - Especial para o Portal Bonde
07 jul 2023 às 15:00
- Gustavo Carneiro
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A Prefeitura de Ibiporã, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento, vai investir R$9.000.353,89 na reforma da sede que abriga o Poder Executivo do município. As obras tiveram início em junho deste ano e o cronograma prevê a conclusão em 18 meses.


O secretário de Planejamento, Paulo Sérgio Victor, explicou que as últimas reformas da sede aconteceram há cerca de cinco anos. "Em 2017 foi entregue a primeira etapa para abrigar a Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente e, em 2018, foi entregue a reforma da Secretaria de Municipal de Planejamento, da Secretaria de Administração e da Secretaria de Gestão de Pessoas", conta.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A sede da Prefeitura, conforme aponta Victor, apresenta problemas de infiltrações, goteiras, rachaduras e instalações hidráulicas e elétricas precárias, o que faz com que normas técnicas construtivas e preventivas contra incêndios não sejam totalmente cumpridas.

Leia mais:

Imagem de destaque
Crime de estupro

Dois homens condenados por crimes sexuais são presos em Campo Mourão

Imagem de destaque
Crime ocorreu em 2017

Homem condenado por estuprar a própria neta é preso em Maringá

Imagem de destaque
24,2% inadimplentes

75,8% dos veículos tributados já pagaram IPVA de 2024; veja como regularizar

Imagem de destaque
Atenção!

Apagão cibernético atinge sistema tributário da prefeitura de Rolândia


Conforme aponta o secretário de Planejamento, as reformas irão começar no pavimento superior e, na sequência, irão seguir para a parte térrea do edifício. 

Publicidade


"No piso superior serão executados reparos em toda a estrutura de madeira do telhado, troca das calhas, troca das telhas para termoacústicas, remoção e substituição de toda a fiação elétrica e de rede lógica, troca de piso, climatização e pintura. Depois, no pavimento térreo, todos os setores que não passaram por reforma serão contemplados com o mesmo padrão para todo o prédio", explica.


Imagem
Após quatro anos de obras, Prefeitura de Ibiporã inaugura Lago Dom Pedro Zilli
Lago Dom Pedro Zilli é concluído em Ibiporã após quatro anos de obras. A inauguração foi neste final de semana


REALOCAÇÃO DE SERVIDORES E ATENDIMENTO AO PÚBLICO

Publicidade


Durante a reforma, todos os servidores que trabalham no piso superior serão realocados, assim como os funcionários dos setores que vão ser reformados no pavimento térreo. Segundo Victor, os servidores irão trabalhar em um local próximo ao prédio da Prefeitura que foi locado, com exceção do setor de RH (Recursos Humanos), que irá para a Biblioteca Central.


O prefeito de Ibiporã, José Maria, defendeu que a reforma da sede é "um marco para o desenvolvimento da cidade". De acordo com o chefe do Executivo no município, o edifício será "um ambiente moderno e funcional, que irá atender melhor tanto a população quanto os servidores municipais".

Publicidade


O arquiteto responsável pelo projeto arquitetônico da sede, Junior Dutra, é diretor da secretaria de Planejamento e aponta que a área afetada pela reforma será de 1.368,79 m². Além disso, as obras irão contemplar a ampliação e a pavimentação da área de estacionamento, o que totaliza uma área de 5.306,30 m².


Conforme explica Victor, o atendimento ao público não será prejudicado pela reforma e irá ocorrer nos endereços ocupados pelos respectivos setores.

Publicidade


Imagem
Gaeco cumpre ordens de busca e apreensão e prisão contra PMs em Londrina e Ibiporã
Seis mandados de busca e apreensão e busca pessoal e quatro mandados de prisão temporária no âmbito da Operação Rebote foram cumpridos nesta quarta-feira (5) em Londrina e Ibiporã (Região Metropolitana de Londrina).


A HISTÓRIA DA SEDE


O edifício que abriga os serviços públicos, o atendimento aos munícipes e o Poder Executivo de Ibiporã é considerado histórico para a população. 

Publicidade


No passado, o local foi sede do Colégio Maria Imaculada e teve sua pedra fundamental lançada pelo então bispo Dom Geraldo Fernandes, em 1961. Após quatro anos de construção, o "Colégio das Irmãs" foi inaugurado em 1965.


Em 1972, com a extinção do ensino regular, o prédio foi destinado ao Ensino Especial e passou a abrigar uma escola para crianças com deficiência, o que marcou o primeiro endereço da Apae (Associação Pais e Amigos dos Excepcionais) em Ibiporã. 

Publicidade


Essa ocupação permaneceu até a década de 1980, quando, na gestão do prefeito Daniel Pelisson (1983-1988), as irmãs venderam o prédio para o município.


Durante esse período, foram realizadas adaptações para adequar a estrutura à administração pública. Em 1984, o prédio foi inaugurado como sede da Prefeitura.


Atualmente, cerca de 160 servidores ocupam a sede. O arquiteto Júlio Dutra acrescenta que o prédio guarda a memória coletiva da comunidade e que “é um testemunho mudo, porém valioso do passado, o antigo Colégio das Irmãs”. 


Dutra defende que a reforma "irá respeitar a herança do espaço, ao mesmo tempo que tornará o local ainda melhor preparado para receber o munícipe".

Publicidade

Últimas notícias

Publicidade