A madrugada desta quarta-feira (30) foi gelada em todo o Paraná.Segundo o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), houve registro de temperatura negativa em cidades como Pinhais (-0,6º), Entre Rios (-2,4º) e Palmas (-3,4º).
Nesta madrugada, foram observadas geadas na maioria das regiões paranaenses. No norte, no oeste no setor norte da região central foram registradas geadas nas áreas protegidas da ação dos ventos. Na região urbana de Curitiba as geadas também foram fracas e moderadas nos municípios da região metropolitana.
As temperaturas continuarão baixas durante todo o dia. Em Curitiba, a máxima não ultrapassa os 11º. Em Londrina, a máxima chega a 17º. Em Foz do Iguaçu, os termômetros devem chegar nos 16º. Em Guarapuava, máxima de 8º.
Leia mais:
Do CEEBJA à universidade: idosos de Londrina comemoram vaga no ensino superior
Defesa Civil do Paraná alerta para risco de fortes tempestades de sábado até segunda
Matrículas da rede estadual do Paraná para 2025 encerram nesta sexta-feira
Motorista morre e passageiro se fere em capotamento em Pérola
Durante a quinta-feira (31) o centro de maior intensidade da massa de ar polar se afasta progressivamente do continente em direção ao Oceano, porém ainda faz bastante frio em grande parte do Sul do Brasil. No Paraná as temperaturas continuam baixas, principalmente até as primeiras horas da manhã, e com o tempo mais aberto. Situação que mantém as condições favoráveis à formação de geadas.
Alerta aos cafeicultores
O serviço Disque-Geada do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) recomenda que os cafeicultores que possuem lavouras com até dois anos de campo aumentem a quantidade de terra nos troncos das plantas. A terra pode permanecer junto aos troncos até o final de agosto, quando deverá ser retirada manualmente.
Viveiros devem ser protegidos com cobertura vegetal ou de plástico. No caso das lavouras recém-implantadas (idade de até seis meses) não é necessário enterrar totalmente as plantas.