10/05/21
PUBLICIDADE
Teste de qualidade

Procon recolhe marcas de álcool em gel reprovadas em teste de qualidade

Aldemir de Moraes / PMM
Aldemir de Moraes / PMM


O Procon de Maringá encaminhou notificações para marcas de álcool em gel que foram reprovadas em teste de qualidade e rotulagem. O resultado divulgado na semana passada apontou que entre as 32 marcas analisadas, 79% foram reprovadas na rotulagem e 47% no teor alcoólico, o que coloca usuários em risco pela prevenção contra coronavírus.


Os produtos devem ser recolhidos das lojas. "Também vamos comunicar o Ministério Público e a Vigilância Sanitária para procedimentos devidos. As marcas irregulares podem ser recolhidas", informa fiscal do Procon, Bruno Bieli.

As marcas tem dez dias úteis para apresentarem defesa para Procon após notificação. Apenas duas marcas foram aprovadas nos dois quesitos. Outras duas aprovadas parcialmente, com restrições na rotulagem. As duas marcas aprovadas foram Vult e Asseptgel. As aprovadas com restrição foram Kilt e Darrow. Já outras duas foram aprovadas somente na rotulagem.

Os produtos devem atender determinações da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Caso problema continue, o Procon pode multar, entre outros procedimentos e sanções. A multa varia entre R$ 720 e R$ 9 milhões. O caso pode resultar até em recolhimento dos produtos e num recall por parte das marcas.

Entre os problemas na rotulagem estão letras pequenas, descrição do produto incompleta, falta de números, documentos e dados e registros na Anvisa, falta de orientações e alertas aos consumidores, falta de descrição da composição do produto, entre outras situações que não comprovam qualidade e colocam o consumidor em risco.

Já na qualidade do álcool em gel, há fabricação com produtos inadequados que interferem na qualidade e eficiência do combate ao coronavírus. Inclusive não sendo 70º (indicando que é 70% de massa de álcool e 30% de massa de água), o mais eficiente na desinfecção de superfícies e higienização das mãos. O teste foi feito pelo Departamento de Farmácia da UEM, em parceria que mantém com Procon.
Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
Continue lendo
7 dias de julgamento

Manvailer é condenado a 31 anos de prisão pela morte de Tatiane Spitzner

10 MAI 2021 às 20h48
Pandemia

Londrina volta a ter dez mortes pela Covid-19 em um dia

10 MAI 2021 às 19h27
De mudança

Movelpar passará a ser realizada em São Paulo

10 MAI 2021 às 19h11
'Os fatos falam por si'

'Brasil virou cemitério e isso não ficará impune', diz Renan sobre CPI 'dar em nada'

10 MAI 2021 às 17h21
18 pessoas notificadas

Seis motos são recolhidas durante blitz em Londrina

10 MAI 2021 às 16h56
Última etapa

Trecho 3 do Arco Leste: novo ramal viário interliga a BR-369 e PR-445

10 MAI 2021 às 16h28
Veja mais e a capa do canal
JORNAIS
Folha de Londrina
TELEVISÃO
MultiTV Cidades
OUTRAS EMPRESAS
Grafipress
RSS - Resolução máxima 1024x728 - () - Bonde - Todos os direitos reservados