Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Projeto revitaliza atracadouros do litoral

Redação - Bonde
05 mar 2002 às 10:59

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O governo estadual anunciou esta semana o Projeto Caminhos do Mar, que prevê a construção, ampliação e melhoria de atracadouros do Litoral. Segundo a Secretaria do Desenvolvimento Urbano, serão investidos R$ 850 mil no projeto, que deve revitalizar terminais flutuantes e estações de embarque e desembarque de Antonina, Guaraqueçaba, Guaratuba, Paranaguá e Pontal do Paraná.

Inicialmente, informa a Secretaria de Desenvolvimento Urbano, os recursos vão recuperar os trapiches já existentes, com obras de ampliação para permitir o aumento do número de embarques. A segunda etapa será a construção de estações náuticas, uma estrutura de espera para embarque e desembarque de passeiros, com bancos, sanitários, local de venda de bilhetes e informações turísticas.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Em Antonina, o Caminhos do Mar vai revitalizar o atracadouro já existente. O trapiche vai receber uma rampa móvel e novos flutuantes, ampliando a capacidade de atracamento. Atualmente, dois flutuantes fazem o embarque e desembarque de passageiros. Serão instalados mais dois.

Leia mais:

Imagem de destaque
Trilha segue aberta

Cataratas do Iguaçu têm vazão de sete milhões de litros de água por segundo

Imagem de destaque
16 mandados de prisão

Polícia Civil deflagra operação contra tráfico de drogas no Noroeste do Paraná

Imagem de destaque
Já foi acusado de corrupção

Ademar Traiano antecipa votação e é eleito presidente da CCJ da Alep

Imagem de destaque
Devido às fortes chuvas

Trechos de rodovias do Noroeste do Paraná estão totalmente bloqueados


A ampliação atende o crescimento da demanda e vai dar condições para que as três empresas que prestam serviço de passeios turísticos – até o ano passado eram duas – possam aumentar o número de viagens, hoje em torno de 15 mil ao ano. Com 112 metros quadrados de área, a obra será executada em frente à Praça Romildo Gonçalves Pereira, na Baía de Antonina.

Publicidade


Em Pontal do Paraná, o projeto prevê a ampliação e melhoria do terminal náutico de passageiros existente no Canal do Sul (entre a Rua Flor de Maio e Alameda do Café), que faz a ligação entre o continente e a Ilha do Mel. A área total é de 247 metros quadrados. Além de ampliar em 22 metros o trapiche de concreto que funciona ali, o governo vai instalar mais uma plataforma flutuante, para atender, principalmente, outros passeios.


Atualmente, 40 barcos da Associação dos Barqueiros do Litoral Norte do Paraná fazem a travessia para a Ilha do Mel. Somente nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro são feitos cerca de 100 mil embarques.


Para Paranaguá, o projeto prevê a criação de uma estação náutica, utilizando o piso inferior da antiga "Casa de Rendas", casarão de interesse histórico de propriedade do governo. Ali será instalada a estrutura para espera de embarque e desembarque, com sanitários, venda de bilhetes e informações turísticas. O casarão fica na Barra do rio Itiberê, ao longo da Rua General Carneiro (entre as ruas Prisciliano Corrêa e Marechal Alberto Abreu).
Do outro lado da rua será instalado um atracadouro flutuante. O objetivo do governo é ampliar os cerca de 60 mil embarques que são feitos anualmente nos atracadouros de Paranaguá. A obra total é de 356 metros quadrados.
Em Guaratuba, o projeto vai viabilizar um atracadouro flutuante. Com 75 metros quadrados de área, o terminal ficará na Baía de Guaratuba, entre a Rua João Pedro e a Avenida Airton Cornelsen, junto à estrada de acesso ao ferry-boat.

Já em Guaraqueçaba será recuperado o trapiche existente, na Praça Willian Michaud, na Baía de Guaraqueçaba. O projeto prevê ainda um novo atracadouro. No total, serão 191 metros quadrados. Atualmente, o município tem cerca de 20 mil embarques anuais.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo