Um detento da delegacia de Ivaiporã ficou ferido na noite deste domingo (29) durante uma rebelião que durou cerca de seis horas. De acordo com a Polícia Militar, o motim foi inciado por volta das 20h de ontem e somente por volta das 2h da madrugada desta segunda-feira (30) a situação foi controlada pela ação de cerca de 50 policiais militares dos Batalhões de Ivaiporã, Apucarana e Londrina. O pelotão de choque do 5º Batalhão da PM de Londrina também foi acionado. Ao todo, 14 viaturas foram mobilizadas para dar apoio a situação. Para conter os rebelados, a polícia teve que usar bombas de efeito moral.
Segundo a soldado Eliana, da PM de Ivaiporã, 115 detentos dos cerca de 150 internos passaram a destruir a delegacia e serraram as grades. "Eles destruíram todas as portas e agora terão que ser transferidos. Não há mais condições de permanecerem na delegacia. Eles quase conseguiram fugir", contou a policial. De acordo com ela, nenhum policial foi feito refém ou ficou ferido.
De acordo com o sargento Favareto, do Corpo de Bombeiros, os amotinados queriam chegar a uma cela onde estão 15 presos isolados conhecidos por delatores. "Um dos presos teve perda parcial de uma das orelhas e teve que ser conduzido ao Hospital Municipal para atendimento. Ele é ex-carcereiro e foi preso por prática irregular na cadeia da cidade de Jardim Alegre", informou o socorrista.
Leia mais:
Do CEEBJA à universidade: idosos de Londrina comemoram vaga no ensino superior
Defesa Civil do Paraná alerta para risco de fortes tempestades de sábado até segunda
Matrículas da rede estadual do Paraná para 2025 encerram nesta sexta-feira
Motorista morre e passageiro se fere em capotamento em Pérola
A delegacia de Ivaiporã tem capacidade para abrigar 38 detentos mas está com cerca de 150 presos. A superlotação seria um dos motivos da rebelião, de acordo com a Polícia Militar.