A carga procedente da China seria levada para o Paraguai. Os isqueiros apresentavam a logomarca Big, gravada de forma semelhante à marca Bic.
O delegado da Receita Federal em Paranaguá, Marco Antonio Franco, disse que só no ano passado foram apreendidos cerca de US$ 2,6 milhões em produtos falsos no porto. Nos últimos dias, a Receita também apreendeu um contêiner de CDs falsos vindos da China, para serem vendidos aqui mesmo no Brasil, e cinco contêineres de produtos de informática com indícios de falsificação, embarcados nos Estados Unidos, que ainda estão sendo investigados.
Nos últimos 18 meses, mais de 20 contêineres com produtos falsificados foram apreendidos no porto, entre isqueiros, canetas, pilhas, mochilas, guarda-chuvas, brinquedos, escovas de dente, videogames e cigarros. Só de isqueiros foram apreendidos mais de 4 milhões de unidades. Nos depósitos da alfândega de Paranaguá, 2,8 milhões de isqueiros estão prontos para serem incinerados, faltando apenas autorização do Instituto Ambiental do Paraná (IAP). A incineração, que será num forno de uma cimenteira, requer cuidados especiais por se tratar de produto inflamável.
Leia mais:
Do CEEBJA à universidade: idosos de Londrina comemoram vaga no ensino superior
Defesa Civil do Paraná alerta para risco de fortes tempestades de sábado até segunda
Matrículas da rede estadual do Paraná para 2025 encerram nesta sexta-feira
Motorista morre e passageiro se fere em capotamento em Pérola
*Leia mais na edição desta quarta-feira da Folha de Londrina
Acompanhe esta notícia e outras relacionadas a este assunto no serviço WAP e SMS dos celulares da Global Telecom.