O governador Roberto Requião sancionou nesta segunda-feira (3) a lei que aumenta os salários dos servidores públicos que compõem o Quadro Próprio do Poder Executivo (QPPE), o chamado quadro geral. A medida beneficia 43.750 pessoas, entre funcionários da ativa, aposentados e pensionistas.
Os reajustes médios, para os três cargos que formam o quadro próprio (agentes de apoio, de execução e profissional), variam de 25,56% a 88,1%.
Segundo informações da Agência Estadual de Notícias, com a nova lei, o salário mais baixo no Poder Executivo será de R$ 580, para o cargo de agente de apoio, constituído por servidores que exercem funções que exigem o ensino fundamental como escolaridade mínima. Estão nesse grupo profissionais como copeiro, motorista, telefonista, auxiliar de serviços gerais, auxiliar administrativo, entre outros.
Leia mais:
Defesa Civil do Paraná alerta para risco de fortes tempestades de sábado até segunda
Matrículas da rede estadual do Paraná para 2025 encerram nesta sexta-feira
Motorista morre e passageiro se fere em capotamento em Pérola
Passageiro de van morre em colisão contra base de concreto em Engenheiro Beltrão
O aumento médio para os agentes de apoio será de 65,43%. Mas, entre as três classes e os 12 níveis salariais do cargo agente de apoio, ocorrerão reajustes de 35,38% a 87,63%.
O cargo de agente de execução terá a maior média de reajuste, 88,1%. Integram esse cargo funções de ensino médio, como agentes penitenciários, técnicos administrativos, auxiliar de enfermagem, técnicos de laboratório das escolas, entre outros. Dependendo da classe e do nível salarial em que o funcionário se encontra, o acréscimo poderá chegar a 104,49%.