O prefeito Beto Richa anunciou nesta quinta-feira, em audiência pública no Barreirinha, a revitalização da avenida Anita Garibaldi, que cruza os bairros São Lourenço, Barreirinha e Cachoeira. O anúncio foi feito no Salão Paroquial da Igreja da Barreirinha para 700 moradores, lideranças comunitárias e comerciantes da região.
A pavimentação da avenida Anita Garibaldi seria feita com financiamento do Fundo de Desenvolvimento Urbano, mas os recursos foram retidos pelo governo do estado. "Isto não vai mais impedir a execução da obra, que será feita com recursos da Prefeitura", afirmou Richa, que assinou o decreto 870, que abre um crédito orçamentário para investir R$ 5,3 milhões na revitalização de 5.031 metros da Anita Garibaldi.
O prefeito anunciou que será aberto um edital de concorrência nacional da obra. A estimativa é que a licitação dure 100 dias. A obra da avenida Anita Garibaldi será dividida em duas partes. O trecho da rua Professor Nilo Brandão até a Carmelina Cavassin será revitalizado, com a ampliação de calçadas e novo recapeamento. Com a abertura deste trecho da rua, a Prefeitura estuda a implantação de mais uma estação-tubo entre o terminal do Barreirinha e o município de Almirante Tamandaré.
Leia mais:
Cataratas do Iguaçu têm vazão de sete milhões de litros de água por segundo
Polícia Civil deflagra operação contra tráfico de drogas no Noroeste do Paraná
Ademar Traiano antecipa votação e é eleito presidente da CCJ da Alep
Trechos de rodovias do Noroeste do Paraná estão totalmente bloqueados
Na segunda parte da obra, a Secretaria Municipal de Obras Pública fará o recapeamento do trecho entre a rua Carmelina Cavassin e o município de Almirante Tamandaré. A previsão é concluir os dois trechos em 150 dias.
"Esta é uma obra muito esperada pela comunidade do Barreirinha e que enfim será feita pela Prefeitura", afirmou o padre Leocádio Zytkowski. Durante a audiência, o padre entregou ao prefeito uma pauta com 14 reivindicações da comunidade. Algumas solicitações foram atendidas de imediato pelo prefeito.
Na audiência, o prefeito autorizou a execução de pavimentação de ruas e calçadas. Também determinou a compra de terreno para implantação da Unidade de Saúde da Barreirinha e estudos para aquisição de terreno para ampliação da creche Vila Leonice. Outra novidade anunciada por Richa foi a construção de creche no Pilarzinho e a autorização para o lançamento de edital da reforma da Unidade 24 Horas Boa Vista, que vai se transformar em um mini-hospital.
Para o presidente da Associação de Moradores da Vila Leonice, Sebastião Vieira de Carvalho, as novas obras eram esperadas pelas 6 mil famílias da região. "A vinda do prefeito no bairro permite aos moradores pedir olho no olho as reivindicações e receber na hora a resposta", afirmou.
Com informações da Prefeitura de Curitiba