Duas faixas da BR-376, entre os quilômetros 211 e 213, serão interditadas das 15h às 15h40 para a detonação de rochas. A detonação faz parte das obras do Contorno de Mandaguari, cujos investimentos somam R$ 90 milhões.
Esse horário foi escolhido por não coincidir com a passagem de trens da ALL (América Latina Logística), além de não interferir intensamente na rotina das grandes empresas instaladas naquela região.
A detonação será acompanhada por oficiais do Exército, Copel e de outras empresas. Serão detonados 2 mil metros cúbicos de rocha (cerca de 5 mil toneladas) com o uso de 800 quilos de dinamite. Os veículos ficarão retidos a um quilômetro do local da explosão.
Leia mais:
Defesa Civil do Paraná alerta para risco de fortes tempestades de sábado até segunda
Matrículas da rede estadual do Paraná para 2025 encerram nesta sexta-feira
Motorista morre e passageiro se fere em capotamento em Pérola
Passageiro de van morre em colisão contra base de concreto em Engenheiro Beltrão
A detonação da rocha vai permitir continuar o trabalho de construção da nova pista, que terá 9,9 quilômetros de extensão. Com a conclusão desta obra, será desviado o tráfego pesado da BR 376, que hoje passa pelo centro do município. Atualmente, mais de 5 mil veículos circulam por dia dentro da cidade.
Para viabilizar esta obra, o Governo do Estado se encarregou de fazer as desapropriações necessárias, por meio do Departamento de Estrada de Rodagem (DER), com investimentos de R$ 5 milhões e a liberação de 47 lotes. A licença ambiental foi fornecida pela Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos.
CONTORNO - O contorno terá pista dupla, com canteiro central de seis metros, ao longo dos cerca de 10 quilômetros de extensão. Estão em obras quatro viadutos, dois rodoviários e dois ferroviários.
O projeto contempla ainda cinco trincheiras para o trânsito de máquinas agrícolas e animais, além de quatro retornos em nível. A previsão da concessionária é de construir, nesse trecho, 1,4 mil metros lineares de bueiros e 18 mil metros de canaletas para escoamento das águas de chuva.
O DER informa que a sinalização horizontal do contorno será feita ao final das obras. O cálculo inicial prevê a pintura de 10,5 mil quadrados de sinais de trânsito nas pistas de rolamento. Também são previstos 321 metros quadrados de placas para sinalização vertical. Todos os acessos para a rodovia serão acompanhados Departamento. Quando pronto, o Contorno de Mandaguari terá movimentado 2 milhões de metros cúbicos em terraplenagem e consumido quase 70 mil toneladas de massa asfáltica.