O Centro de Controle de Zoonoses da Prefeitura de São José dos Pinhais (CCZ) recebeu denúncias de maus tratos de cachorros da raça rottweiler nas proximidades da BR-227, no sentido Paranaguá-Curitiba.
Após encaminhar uma equipe para aferir o problema na manhã desta terça-feira (26), foi constatado que havia dois cães no local, amarrados em outdoors que ficam próximos aos motéis dispostos na entrada da cidade.
De acordo com moradores da região, os cachorros encontram-se no local há pelo menos 1 mês, tendo sido colocados ali por funcionários de uma locadora.
Leia mais:
Defesa Civil do Paraná alerta para risco de fortes tempestades de sábado até segunda
Matrículas da rede estadual do Paraná para 2025 encerram nesta sexta-feira
Motorista morre e passageiro se fere em capotamento em Pérola
Passageiro de van morre em colisão contra base de concreto em Engenheiro Beltrão
Segundo uma moradora que não quis de identificar, a empresa resolveu colocar os rottweilers para cuidar da segurança do local, uma vez que as placas são iluminadas à noite - momento oportuno para ladrões surrupiarem os fios de cobre e lâmpadas que fornecem luz aos cartazes.
Ação do CCZ
Ao verificar a ocorrência, o veterinário Ido Lunelli, do CZZ, constatou que os animais vem sofrendo maus tratos, crime sob pena de prisão. De acordo com o médico, a Força Verde foi informada da situação e o proprietário da locação terá um prazo de 24 horas para retira-los do local, uma vez que os atos de abuso e de maus-tratos com animais configuram crime ambiental.
Toda pessoa que seja testemunha de atentados contra animais pode e deve comunicar o Centro de Controle de Zoonoses ou a delegacia mais próxima de sua residência. Ali, irá lavrar um Termo Circunstanciado, espécie de Boletim de Ocorrência (BO), citando o artigo 32 "É proibido praticar ato de abuso e maus-tratos à animais domésticos ou domesticados, silvestres, nativos ou exóticos ", da Lei Federal de Crimes Ambientais 9.605/98.