A Prefeitura de São José dos Pinhais, em parceria com as polícias Civil e Militar, promete reforçar a fiscalização dos bares que não cumprirem o "toque de recolher". A partir de hoje, aqueles que desobedecerem à lei estarão sujeitos a fechar definitivamente suas portas. A medida foi anunciada pelo secretário municipal de Finanças, Osmar Domingos Fogiatto.
O "toque de recolher", que obriga os bares a fecharem às 23 horas durante a semana e às 24 horas nos sábados e domingos entrou em vigor em São José dos Pinhais, em julho do ano passado, mas muitos estabelecimentos acabavam driblando a fiscalização.
Para reforçar a lei, segundo Fogiatto, a prefeitura decidiu apresentar uma emenda, aprovada no último dia 4 de maio, que propõe a especificação, nos alvarás, dos horários de funcionamento dos bares e botequins. Todos os alvarás já expedidos serão substituídos. A medida vale para estabelecimentos que caracterizam a venda de bebida alcoólica no balcão.
Leia mais:
Do CEEBJA à universidade: idosos de Londrina comemoram vaga no ensino superior
Defesa Civil do Paraná alerta para risco de fortes tempestades de sábado até segunda
Matrículas da rede estadual do Paraná para 2025 encerram nesta sexta-feira
Motorista morre e passageiro se fere em capotamento em Pérola
Cerca de 15 a 20 homens estarão envolvidos no trabalho de fiscalização dos bares, garantiu o comandante do 1ª Companhia da Polícia Militar, capitão Sidney Michelowski.
De acordo com Michelowski, desde que o toque de recolher entrou em vigor percebeu-se uma redução de 10% a 15% no índice de criminalidade de São dos Pinhais. Ele acredita que com maior rigor na fiscalização, esse percentual poderá aumentar. Segundo o capitão, o álcool está relacionado com a maioria dos crimes contra a pessoa, principalmente, homicídios e lesões corporais.