Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Doença

Secretaria de Saúde descarta epidemia de dengue no Paraná

Redação Bonde
14 mar 2007 às 16:25

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A Secretaria de Saúde do Paraná descartou a ocorrência de uma epidemia de dengue no estado, mas admitiu que há surto da doença nos municípios de Ubiratã e Santa Helena, com 538 casos e 211, respectivamente.

Segundo o coordenador de Endemias da Secretaria, José Francisco Konolsaneisen, até agora, foram confirmados no Paraná 1.738 casos autóctones, 222 importados e 66 estão sendo investigados. No ano passado, no mesmo período, foram confirmados 36 casos e, em 2005, 42.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


"Ubiratã e Santa Helena estão localizados às margens do lago de Itaipu. Santa Helena tem uma praia artificial, que recebe turistas, principalmente do Paraguai e de Mato Grosso do Sul, onde há grande incidência da doença", disse Konolsaneisen.

Leia mais:

Imagem de destaque
Trilha segue aberta

Cataratas do Iguaçu têm vazão de sete milhões de litros de água por segundo

Imagem de destaque
16 mandados de prisão

Polícia Civil deflagra operação contra tráfico de drogas no Noroeste do Paraná

Imagem de destaque
Já foi acusado de corrupção

Ademar Traiano antecipa votação e é eleito presidente da CCJ da Alep

Imagem de destaque
Devido às fortes chuvas

Trechos de rodovias do Noroeste do Paraná estão totalmente bloqueados


A Secretaria de Saúde do Paraná desenvolveu um calendário epidemiológico que acompanha a evolução da dengue no estado. De acordo Konolsaneisen, em janeiro, registra-se a primeira Semana Epidemiológica, trabalho que é realizado até o final de dezembro, na 52ª semana. "Estamos na 11ª Semana Epidemiologia, e, pelo comparativo com anos anteriores, a tendência é aumentar o número de casos. Por isso, estamos somando esforços com os municípios e contando com a ajuda de todos".

Publicidade


O coordenador de Endemias disse que o aumento de casos este ano já era esperado, devido às alterações do clima. "Em algumas regiões, no mês de julho, a temperatura se manteve em 30 graus, e o calor é favorável à proliferação - não somente da dengue, mas de várias outras endemias", explicou.


O governo adotou uma série de medidas de combate e prevenção da doença. Uma das medidas vem sendo realizada há duas semanas: é a campanha estadual de mídia, considerada pelas prefeituras imprescindível para o sucesso do controle da doença no Paraná. Com o slogan "Se você ajudar, a dengue vai acabar", a campanha apresenta comerciais de televisão e spots de rádio, cartazes e volantes distribuídos para as 22 Regionais de Saúde do Estado.


A iniciativa privada está apoiando o governo no combate à doença. O Programa Rodando Limpo, Mutirão para Erradicar a Dengue, idealizado pela empresa paranaense BS Colway, já retirou de circulação, desde que foi criado, em 2003, mais de 13 milhões de pneus inservíveis. "Só que, neste ano, o grande vilão é o vaso de planta, responsável por 60% dos casos notificados, daí a importância da conscientização de todos", advertiu Konolsaneisen.

Agência Brasil


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo