Os servidores estaduais do Meio Ambiente aprovaram greve por tempo indeterminado em assembleia realizada na sexta-feira (23). O movimento da categoria reforça a greve geral do funcionalismo público, que já conta com a participação de professores estaduais, docentes e técnicos administrativos das universidades, servidores da Secretaria Estadual de Saúde e agentes penitenciários. Os funcionários da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), e dos institutos das Águas e de Terras, Cartografia e Geociências (ITCG), cruzam os braços a partir de segunda-feira (25).
O principal ponto reivindicado pela categoria é o reajuste salarial de 8,17% para repor a inflação do ano. A aprovação da greve é resultado do anúncio feito pelo Governo do Estado nesta semana, de que os vencimentos serão reajustados em apenas 5%.
Os servidores do Meio Ambiente também reivindicam a realização de concurso público para a recomposição dos quadros de pessoal; o pagamento de pendências financeiras, como horas extras, promoções e progressões; melhores condições de trabalho; valorização e prioridade para o Meio Ambiente; auxílio-saúde; correção das tabelas salariais; entre outros pontos.
Leia mais:
No Norte do Paraná, 'a igreja que cresce para baixo', em arquitetura neogótica
Carro de Londrina se envolve em colisão frontal em Ivaiporã
Condutora de motocicleta sem habilitação morre em colisão em Rolândia
Motociclista morre em colisão frontal com caminhonete em Guairaçá
Os servidores da Secretaria Estadual de Agricultura também pretendem entrar em greve. Os funcionários se reúnem em assembleia na tarde da próxima terça-feira (26) para discutir a campanha salarial deste ano e a adesão ao movimento.