A Saúde conseguiu credenciamento e reclassificação de 57 leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) no Paraná. São 31 leitos adultos, 11 pediátricos e 12 neonatais. Os municípios contemplados são Guarapuava, Campo Mourão, Cascavel, Ivaiporã, Pato Branco, São José dos Pinhais e Umuarama. As informações são da Agência Estadual de Notícias.
Os leitos estão sendo credenciados junto ao Sistema Único da Saúde (SUS), o que representa mais cerca de R$ 220 mil ao teto do Estado.
A Secretaria da Saúde conta com mais 95 leitos de UTI de 26 hospitais de todo o Estado não credenciados junto ao SUS. Estes leitos já estão disponíveis e ficarão como "reserva" para pacientes do SUS sempre que o sistema estiver sobrecarregado.
Os hospitais com leitos de UTI que podem ser contratados pelo governo se encontram nas cidades de Curitiba, São José dos Pinhais, Apucarana, Arapongas, Campo Mourão, Cascavel, Cianorte, Francisco Beltrão, Guarapuava, Jacarezinho, Pato Branco, Ponta Grossa, Umuarama, Maringá, Sarandi e Toledo.
Leia mais:
Defesa Civil do Paraná alerta para risco de fortes tempestades de sábado até segunda
Matrículas da rede estadual do Paraná para 2025 encerram nesta sexta-feira
Motorista morre e passageiro se fere em capotamento em Pérola
Passageiro de van morre em colisão contra base de concreto em Engenheiro Beltrão
Esse acréscimo resulta de contatos da Secretaria com hospitais que possuem leitos de UTI não credenciados no SUS. A medida foi anunciada pelo secretário da Saúde, Cláudio Xavier, em coletiva no final de junho e se baseia na lei orgânica do SUS, no artigo 24 da lei 8666, de 1993, segundo o qual em casos de emergência é possível fazer dispensa de licitação para contratar atendimento segundo critérios legalmente estabelecidos.