O oitavo boletim de balneabilidade, divulgado, nesta sexta-feira (4), pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP), manteve o mesmo número de pontos próprios para banho de mar da semana anterior. Dos 49 locais monitorados semanalmente no Litoral, 42 pontos estão próprios para banho e apenas sete locais foram considerados impróprios e serão sinalizados com bandeiras vermelhas.
"Os resultados têm sido positivos mesmo com as chuvas de verão. Isso demonstra a redução da emissão de esgoto em nossas praias", declarou o presidente do IAP, Tarcísio Mossato Pinto. Ele lembra que mesmo com os resultados positivos da balneabilidade, os moradores e veranistas não devem descuidar do esgoto das suas residências. "Ao alugar, construir ou reformar um imóvel no Litoral, a correta ligação do esgoto deve ser prioridade para garantirmos a boa qualidade da água das nossas praias".
Ao todo, 23 pontos serão sinalizados com bandeiras azuis e 19 pontos serão sinalizados com bandeiras amarelas. Estes, em condições climáticas normais são adequados para banho, mas durante e após chuvas intensas devem ser evitados.
Leia mais:
Do CEEBJA à universidade: idosos de Londrina comemoram vaga no ensino superior
Defesa Civil do Paraná alerta para risco de fortes tempestades de sábado até segunda
Matrículas da rede estadual do Paraná para 2025 encerram nesta sexta-feira
Motorista morre e passageiro se fere em capotamento em Pérola
Apenas três alterações ocorreram esta semana. Em Morretes, o ponto localizado no rio Nhundiaquara, no Porto de Cima - passou de azul para amarelo. Em Pontal do Paraná, balneário Shangrilá, o ponto localizado na rua Nepturnas e na praia de Guaratuba, ponto localizado à esquerda do Morro do Cristo, também tornaram-se próprios com restrições (bandeira amarela) nos dias de chuva.
Os resultados das análises serão divulgados semanalmente até o final do mês de março, no endereço eletrônico www.iap.pr.gov.br . Os veranistas também podem obter informações em três centrais do IAP instaladas na orla de Guaratuba, no Morro do Cristo; em Matinhos, na rotatória central e em Pontal do Paraná, no balneário de Ipanema. O monitoramento da balneabilidade é realizado pela Diretoria de Estudos e Padrões Ambientais (Depam) desde a temporada 1989/1990.
COSTA OESTE E REGIÃO NORTE – Na costa Oeste todos os 16 locais monitorados nas praias artificiais do Lago de Itaipu continuam próprios para banho.
O ponto monitorado, na represa Capivara, localizado no terminal turístico municipal de Primeiro de Maio – região Norte – permanece impróprio, devido aos altos índices de floração de Algas que podem ser tóxicas por contato primário e pela ingestão acidental da água (com AEN).