Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Por falta de salários

Sindicato confirma greve parcial no transporte coletivo de Curitiba

Mariana Franco Ramos - Equipe Folha
01 dez 2015 às 08:00

Compartilhar notícia

- Reprodução/Banda B
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Ônibus de Curitiba e Região Metropolitana (Sindimoc) confirmou nesta segunda-feira (30), perto das 21 horas, que a greve no transporte público da Capital, prevista para ocorrer a partir da zero hora desta terça-feira (1º de dezembro), será parcial. Segundo a entidade, das 32 empresas que compõem o sistema, seis não tinham efetuado a primeira parcela do 13º salário dos trabalhadores dentro do prazo (30 de novembro). A maioria integra o Consórcio Pioneiro, que atende principalmente a região sul da cidade. As companhias dos Consórcios Pontual e Transbus, que fizeram o acerto, rodariam normalmente.

Ainda conforme o Sindimoc, linhas de Campo Largo, Almirante Tamandaré e Araucária, na RMC, também devem ter suas atividades suspensas temporariamente - até que o "calote" seja sanado. A instituição não soube afirmar se haveria a oferta de uma frota mínima. Para tentar evitar a paralisação, a Urbanização de Curitiba (Urbs) chegou a fazer um repasse extra às viações, de R$ 1,6 milhão, e contou que mais R$ 900 mil seriam entregues nesta terça-feira. Durante todo o dia, representantes das três partes envolvidas estiveram no Ministério Público do Trabalho (MPT), para discutir a questão. Apesar do avanço nas conversas, não houve conse

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade


O Sindicato das Empresas de Ônibus de Curitiba e Região Metropolitana (Setransp) disse, por meio de nota, que 85% dos valores devidos foram quitados ontem. O problema é que, em alguns casos, o dinheiro da Urbs foi recebido após o expediente bancário, inviabilizando o acerto. "O Setransp informa, ainda, que as tratativas continuam, haja vista que existem pagamentos de outras verbas trabalhistas nas próximas semanas", diz trecho do documento.

Leia mais:

Imagem de destaque
Trilha segue aberta

Cataratas do Iguaçu têm vazão de sete milhões de litros de água por segundo

Imagem de destaque
16 mandados de prisão

Polícia Civil deflagra operação contra tráfico de drogas no Noroeste do Paraná

Imagem de destaque
Já foi acusado de corrupção

Ademar Traiano antecipa votação e é eleito presidente da CCJ da Alep

Imagem de destaque
Devido às fortes chuvas

Trechos de rodovias do Noroeste do Paraná estão totalmente bloqueados

O indicativo de greve foi aprovado na última sexta-feira, em duas assembleias, realizadas pela manhã e à tarde. Além do atraso no 13º, a categoria reclama do anúncio, por parte dos patrões, de que dois mil profissionais serão demitidos, sem o pagamento de verbas rescisórias. Eles também referendaram a proposta do Sindimoc de entrar com ações judiciais na Fazenda Pública, de forma a obter dados sobre os custos de operação das companhias.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo