A passagem de Ano Novo no Litoral do Paraná foi tranquila, mas o começo da temporada de verão 2001/2002 tem preocupado o Corpo de Bombeiros. O período começou com mais mortes por afogamento em relação ao ano passado.
Apenas nos dez primeiros dias da atual temporada -22 a 31 de dezembro-, sete pessoas morreram afogadas, contra quatro mortes registradas em todo o verão 2000/2001. O número de salvamentos também aumentou. Em comparação com os dez dias da temporada anterior, subiu de 292 para 464. Os dados fazem parte do balanço divulgado ontem pelo Corpo de Bombeiros.
Segundo o tenente Renê Ferreira Muchelin, relações públicas da Operação Verão Corpo de Bombeiros, basicamente dois fatores ocasionaram o aumento no número de mortes por afogamento e de salvamentos. "Este ano há muito mais pessoas no Litoral do que no ano passado. Além disso, o mar está mais agitado do que no verão de 2000/2001", explica. A estimativa da Operação Verão das Polícia Militar é que cerca de 1,5 milhão de pessoas tenham passado o Ano Novo nas praias paranaenses.
Leia mais:
Defesa Civil do Paraná alerta para risco de fortes tempestades de sábado até segunda
Matrículas da rede estadual do Paraná para 2025 encerram nesta sexta-feira
Motorista morre e passageiro se fere em capotamento em Pérola
Passageiro de van morre em colisão contra base de concreto em Engenheiro Beltrão
Leia mais da reportagem de Ed Carlos Rocha na edição desta quarta-feira da Folha de Londrina